Abordagem somática para a dança é tema de seminário e laboratório
Publicado em
O seminário/laboratório de criação: abordagem somática para a dança acontece de 22 a 24 de julho e conta com a participação do bailarino e pesquisador convidado Michel Capeletti, realizando aula/performance e ministrando oficina teórico-prática envolvendo princípios da Técnica de Alexander relacionados à criação artística. O seminário conta ainda com sessões de debates sobre trabalhos artísticos e/ou científicos de estudantes.
As inscrições para submissão de trabalhos ocorre até o dia 12 próximo. Os trabalhos podem ter caráter artístico e/ou científico, e ser desenvolvidos em qualquer domínio da criação artística (dança, teatro, música, artes visuais, circo, etc.), desde que orientados para o grande eixo temático do evento – abordagens somáticas voltadas à criação artística. Deverão ter no máximo 15 minutos. As propostas devem ser enviadas para o e-mail abaixo, na seguinte forma: arquivo word contendo título do trabalho, autor(es), instituição e curso de origem, e-mail e telefone para contato, resumo com no máximo 500 caracteres e 3 palavras-chave. Colocar no assunto do e-mail "inscrição trabalho". Especificar no corpo do e-mail os recursos necessários à apresentação.
Para fazer a inscrição na oficina teórico-prática pode ser feita até o dia 18 de julho, por e-mail, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição (sendo 30 vagas para participantes e 30 para ouvintes), colocando no assunto do e-mail: "inscrição oficina". Informar no corpo do e-mail nome completo, instituição e curso de origem, e-mail e telefone para contato.
Serão realizadas no primeiro dia da oficina inscrições para eventuais vagas remanescentes.
Todas as formas de participação dão direito a certificado mediante lista de presença.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.