Prêmio Guia do Estudante/Destaques do Ano continua com inscrições abertas
Publicado em
O Prêmio Guia do Estudante – Destaque do Ano, que faz parte dos Prêmios Santander Universidades 2013, tem como objetivo reconhecer as instituições de ensino superior (IES) que mais se destacaram nos últimos doze meses – de julho de 2012 a junho de 2013 – em quatro aspectos do mundo acadêmico. Essas áreas são definidas, em cada edição, de acordo com os temas mais relevantes para o desenvolvimento da educação superior em nosso país. Para 2013, as categorias são:
Uso de recursos tecnológicos: identificar as IES que fazem uso das novas tecnologias de informação e comunicação na busca de melhores resultados, tanto no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos como às questões relativas à gestão acadêmica.
Autoavaliação institucional: para além das exigências legais (Sinaes, do MEC), reconhecer as IES que desenvolveram os mais eficazes processos de autoavaliação e/ou, que a partir deles, conseguiram implementar mudanças que contribuíram para a melhoria do seu desempenho acadêmico.
Parceria com o setor privado: apontar as IES que mais têm atraído investimentos do setor privado e que melhores resultados têm demonstrado na aplicação em projetos e pesquisas, de modo a promover um rico intercâmbio entre universidade e setor produtivo.
Investimentos em áreas estratégicas: selecionar as melhores iniciativas desenvolvidas pelas IES que estejam relacionadas à formação de profissionais para as áreas estratégicas para o desenvolvimento do país (contempladas no Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal).
A inscrição, que pode ser feita até 17 de setembro, se dá por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, acessado pelo link http://universidades.ciatech.com.br.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.