A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou o termo de adesão ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), que foi homologado pelo Governo Federal. Os alunos podem efetuar o cadastro através do site bolsas.mec.gov.br.
O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a alunos matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao acadêmico de graduação, por meio de um cartão de benefício, e corresponde a R$ 400. Para alunos indígenas e quilombolas, o valor é de R$ 900.
Poderá receber a Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:
I – possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio, comprovada através de documentação a ser pedida pela instituição de ensino na qual esta matriculado;
II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;
III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
IV – ter assinado Termo de Compromisso;
V – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.