Os impactos das novas tecnologias da informação para a área jurídica e a sociedade contemporânea serão discutidos, a partir desta terça-feira (4), no II Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: Mídias e Direitos da Sociedade em Rede, que será realizado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) até quinta-feira (6).
A exemplo da primeira edição, em 2012, o evento deve colocar Santa Maria como referencial na discussão de temas de grande repercussão na atualidade. Na palestra de abertura, às 19h30min de amanhã, no Itaimbé Palace Hotel, o doutor em Direito e Ciências Sociais e em Diplomacia Felipe Rotondo, de Montevidéu (Uruguai), vai falar sobre o acesso à informação pública e proteção de dados pessoais.
Além de Rotondo, renomados profissionais de países como Portugal, Espanha e Argentina e de diversas cidades brasileiras farão abordagens relacionadas aos três eixos temáticos do evento: Implicações da Virtualização para o Direito; Direito, Estado e Novas Tecnologias; e Novas Mídias e Sociedade.
Direcionado a estudantes e profissionais do Direito, Comunicação Social e áreas afins, o evento terá palestras, que serão realizadas no turno da noite, no Itaimbé Palace Hotel, e apresentações de artigos, à tarde, no prédio do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH, antiga reitoria, rua Marechal Floriano Peixoto, 1184).
As inscrições ainda podem ser feitas nesta segunda-feira (03), das 9h às 12h e das 17h às 19h, no hall do CCSH, e amanhã, a partir das 17h, no Itaimbé Palace Hotel. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.ufsm.br/congressodireito.
Repórter: Ricardo Bonfanti.