UFSM está entre as 70 melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocupa a 70ª posição no ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina divulgado nesta terça-feira (28) pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

No Brasil, que domina a lista da QS com 81 instituições entre as 300 melhores do continente, a UFSM ocupa a posição de nº 17. Entre as gaúchas, está em 3º, atrás da UFRGS e PUC, e entre as federais brasileiras, em 14º. O ranking foi baseado em sete indicadores, incluindo pesquisa, qualidade do ensino, empregabilidade do graduado, recursos didáticos e presença na web.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Raul Ceretta, considera “muito boa” a posição da UFSM no ranking latino-americano e destaca avanços em comparação a uma pesquisa com metodologia semelhante realizada pela Folha de São Paulo em 2012, o Ranking Universitário Folha (RUF), que apontava a UFSM na 20ª posição entre 191 universidades brasileiras. “Isso prova que obtivemos avanços”, analisa. O RUF avaliou pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado e inovação.

A UFSM também evoluiu em comparação com rankings anteriores da QS. Em 2011, estava na 81ª posição geral com nota 37. Em 2012, em 73º, com nota 47,79. Agora, na 70ª colocação, obteve nota 51,50. “A Universidade está demonstrando um crescimento sólido em áreas como a pesquisa”, destaca o pró-reitor adjunto.

Pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz sua avaliação com base em indicadores como o Enade, a UFSM está em 18º entre as 226 instituições brasileiras de ensino superior avaliadas em 2011. Entre as 69 federais, a UFSM ocupa a 13ª posição – ou 12ª, considerando-se que a instituição à frente, a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) tem apenas cursos da área da Saúde, o que não a caracteriza como universidade.

Repórter: Ricardo Bonfanti.