Durante os dias da PROFITECS, está acontecendo a exposição Arte-Ciência-Tecnologia: Sustentabilidade no pavilhão 7 do Parque de Exposições. A exposição, dividida em duas mostras, aborda a interdisciplinaridade por meio de experiências e a transdisciplinaridade envolvendo a pesquisa e a produção artística.
Na primeira parte da mostra, a de Experimentos Temáticos Interdisciplinares , estão expostos nove módulos de diferentes áreas que buscam integrar o tema da sustentabilidade.
Escaparate de Sementes da Agrobiodiversidade Crioula
O projeto, coordenado pela professora da Fitotecnia Lia Rejane Reiniger, busca armazenar a diversidade e a tradição de sementes da região centro-serra para a composição de um banco. A proposta é contribuir para a conservação agrobiodiversidade local, incentivando o cultivo sustentável. Na mostra, eles apresentam boa parte de seu mostruário, incluindo milhos crioulos cultivados em Ibarama-RS. Esses milhos são também distribuídos aos visitantes junto de instruções para que contribuam no resgate.
Transmissão de Energia Elétrica Sem Fio: Como é Possível?
Esse módulo, desenvolvido pelo professor do Centro de Tecnologia (CT) Alexandre Campos, traz luminárias que funcionam sem a necessidade de fios elétricos. Segundo o representante do projeto Felipe Loose, as luminárias funcionam devido à frequência de ressonância: um processo semelhante ao utilizado pelos rádios para transmitir informação. Para o professor de Filosofia, Luis Valério, é uma proposta interessante por “gerar uma energia mais inteligente”. O projeto visa também expandir a tecnologia para celulares e para robôs.
Robô de Telepresença
Coordenado pelo professor do CT, Rodrigo Guerra, o projeto cria a possibilidade de comunicação via internet por meio de um robô móvel dotado de tela, microfone e caixas de som. A proposta, conforme a estudante Ana Elisa, é expandir o projeto para a comunicação de crianças com câncer que não podem interagir com outras pessoas.
Sustentabilidade é com Ciência: Água e Lixo Eletronico
O módulo representa uma proposta para professores de química do ensino básico de abordagem sobre a sustentabilidade. É um kit compondo um manual, além de substancias e materiais para desenvolvimento de experiências sobre reconhecimento do ph da água e da presença de metais no lixo eletrônico. O projeto, que é desenvolvido pelo professor Hugo Braibante, está distribuindo aos professores de química esse kit durante a exposição.
Roda de Chimarrão, a Conversa é a Sustentabilidade
Desenvolvido pelo Grupo Incorpore, que inclui vários cursos, o projeto criou diversos bancos e mesas sustentáveis com madeira e jornal. A proposta é de uma mobília sustentável, mas igualmente útil e confortável. O projeto é desenvolvido pela professora Carmem Dickow.
A primeira parte da mostra também traz outros módulos, incluindo “Sustentabilidade e História: Material Lúdico-Didático a Serviço do Cidadão”, “Pêndulo Invertido”, “Educação Ambiental e Estratégias para Reciclagem de Resíduos Sólidos Orgânicos e Não Orgânicos em Ambiente Estudantil” e “Projeto de Módulos de Transporte e Exposição de Experimento Científicos, Tecnológicos e/ou Culturais”. Já a segunda, Instalação de Arte, Ciência e Tecnologia, apresenta cinco obras de artistas misturando o campo da arte com a ciência e a tecnologia computacional e digital.
AntroPaisagem
Do artista Fernando Codevila, a obra é um vídeo que apresenta uma sequência de fotos de dois lugares diferentes em Santa Maria.
Submerso
Feito pelo mestrando Carlos Donaduzzi, a obra é um vídeo que representa ações cotidianas embaixo da água.
Natureza, Onde está a Arte?
Criado por Anelise Witt, a obra é um gameart que trabalha a história da arte por um jogo da memória.
Toante em Cibermotion
A obra, feita pela artista Malu Fragoso e por seu grupo, é a projeção de uma animação 3D sobre uma estrutura de acrílico, possibilitando diversas visões.
Equilibrium
Criado pelo artista Guto Nóbrega, a obra é experimento eletrônico que possibilita uma planta acompanhar a luz do sol.
Repórter: Laíssa Sardiglia – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.