Exército Brasileiro traz grande estrutura para o evento

O Exército Brasileiro (EB) montou uma grande estrutura para a PROFITECS. A exposição apresenta aos visitantes as várias áreas do exército. Nos dois primeiros dias do evento, a mostra tem recebido muita atenção de quem passa pelo local.

O principal foco da atenção do público são as quatro viaturas blindadas expostas: o Urutu, o Cascavel, o Leopard e o M113 T. Os visitantes podem entrar nos veículos para conhecer melhor sua estrutura, como conta o Sargento Newman:

– Eles entram e tiram fotos, também aproveitam para tirar dúvidas conosco.

O 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) também expõe armamentos dos mais diversos tipos como o Morteiro 120mm, a Metralhadora MAG e o Canhão Carl Gustaf. O 29º BIB integrou duas vezes missões de paz da ONU. A mostra do 29º BIB apresenta também as formas de especialização que possui, como a especialização em infantaria blindada, infantaria paraquedista, infantaria de selva, infantaria de caatinga e infantaria de montanha.

Outro motivo de atenção é o Bombeirinho, um Jeep da marca Willis, fabricado em 1948. O Bombeirinho é uma viatura histórica, foi usado nos primórdios do combate a incêndios pelo exército. Segundo o Aspirante a Oficial Segatto, o carro é adorado pelos membros do exército:

– É o nosso mascote!

O 4º Batalhão Logístico (4º BLog) mostra como é o atendimento de saúde em guerras. No posto de triagem fazem o primeiro atendimento dos feridos em campo de batalha, depois encaminham os pacientes para hospitais.

Ainda no campo da saúde, há uma demonstração de atendimentos de urgência e emergência, como nos casos do Haiti e da boate Kiss. Representam o Hospital de Guarnição de Santa Maria (HGuSM), mostram como é o treinamento que recebem e fazem simulações de atendimentos. Entre o material exposto estão manequins, maca e desfibrilador. Quem visita o local ainda pode fazer uma medição da glicose e verificação da pressão arterial. O Capitão Holthausen diz que as pessoas que procuram o local têm muitas dúvidas:

– Elas querem saber o que fazemos e quais as formas de ingressar na área da saúde no exército.

Originalmente localizado dentro do exército, o Memorial Mallet também está representado na PROFITECS. Um pequeno museu foi montado e os principais temas são: a Primeira Guerra Mundial e a Tríplice Aliança. Além disso, um quadro de fotos mostra a evolução do exército, da cavalaria à artilharia.

A 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea trouxe aeromodelos para o evento. Entre esses aeromodelos está o Eclipse, que leva uma biruta consigo, assim, com o míssil Igla 9K338 se faz um treinamento de precisão para defesa antiaérea acertando a biruta.

A 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição traz munições de vários calibres que o exército usou e ainda usa. Para o Sargento Jimmy, a exposição é importante para desmistificar alguns pensamentos:

– Às vezes, as pessoas pensam que munição é só uma coisa pequenininha, mas temos aqui uma quase do tamanho de uma criança, por exemplo.

O Colégio Militar de Santa Maria fornece material com informações, em geral, sobre estrutura e inscrições para os visitantes. Também faz a demonstração de alguns projetos que acontecem no colégio como o uso de Ipads por professores e alunos, que, assim, conseguem ter um ensino mais dinâmico através do acesso à internet.

Outra atividade no Colégio apresentada no evento é o projeto de robótica. Nele, grupos de alunos recebem um Kit Lego Zoom e montam os robôs. Os robôs são de diferentes tipos e funções, como robôs que auxiliam no estudo dos movimentos de rotação e translação da Terra, robôs para medir distâncias e robôs para regar plantas.

A Base Aérea de Santa Maria explica aos visitantes como ingressar na base. Entre os materiais expostos, estão uma cadeira ejetável, usada em aeronaves de caça como forma de segurança em caso de falha ou emergência, equipamentos de vôo e trajes de mergulho, usados pela equipe de resgate do esquadrão de helicóptero. A equipe de resgate atua no mar, em terrenos montanhosos e na selva, todos recebem treinamento de primeiros socorros.

A Barraca da 3ª Divisão do Exército (3ª DE) recebe os visitantes com café, biscoitos e um sofá. Um local aconchegante para que as pessoas permaneçam por mais tempo e ouçam as explicações sobre a carreira militar.

Para quem quer ingressar no Exército, existe uma barraca especificamente para dar explicações sobre isso.  E, segundo a Sargento Sari, a maior procura tem sido feita por  mulheres.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Notícia vinculada a