Estande do HUSM conscientiza os estudantes e ensina a realização de procedimentos médicos na PROFITECS

O estande do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) trouxe para a PROFITECS bonecos que visam apresentar aos estudantes como funcionam certos atendimentos médicos no hospital. Entre os procedimentos demonstrados, está a realização de um parto e a utilização de um aparelho de respiração.

A enfermeira Katiane Sefrin, por meio de bonecos utilizados pelos residentes do hospital para exercícios, explica passo-passo os processos e como funciona o corpo humano.  Também é ensinado no estande o exercício de massagem cardíaca. Segundo o acadêmico em medicina Rodrigo Reis, é um procedimento muito simples, mas importante que seja conhecido pelo público. Ele explica todos os processos de uma massagem, desde o reconhecimento de uma parada cardíaca até o uso de um desfibrilador.

Além da demonstração de procedimentos, o HUSM também propõe a conscientização dos estudantes sobre doenças comuns e recorrentes entre jovens. Entre elas estão doenças contagiosas e a obesidade. Para isso, o estande propõe alguns testes para informar e atrair, como uma caixa que mostra a falta de higienização das mãos. Outro teste feito é o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), que, segundo a pediatra Heloisa Isaia, tem demonstrado um peso elevado entre os estudantes que visitam o estande. Para ela, esse teste é importante para conscientizar os jovens sobre necessidade de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas.

O estande do HUSM também contém uma banca direcionada à conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs.  Além de trazer panfletos sobre as doenças, como hepatite e AIDS, a banca também distribui preservativos masculinos e femininos para os estudantes. A residente do HUSM, Patrícia Prevedello, explica que a intenção é informar os jovens que visitam a PROFITECS e muitas vezes têm pouca informação sobre as doenças e as formas de prevenção.

O estande do HUSM estará em funcionamento durante todos os dias da PROFITECS e se encontra dentro da Mostra das Profissões.

Repórter: Laíssa Sardiglia – Acadêmica de Jornalismo

Edição: Luciane Treulieb