Curso do Colégio Politécnico exibe projeto social

Um dos primeiros estandes na entrada da Mostra de Cursos e Profissões da PROFITECS é o do Colégio Politécnico da UFSM.  Além do ensino médio, o Colégio oferece três cursos superiores de tecnologia (Geoprocessamento, Gestão de Cooperativas, e Sistemas para Internet), e oito cursos técnicos: Administração, Agroindústria, Agropecuária, Contabilidade, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente e Paisagismo.

Cada curso possui um espaço próprio no estande com exposições de materiais produzidos pelos alunos e painéis explicativos sobre os temas trabalhados em cada um, assim como projetos de pesquisa. A área central é ocupada por flores, plantas e maquetes de jardins, frutos do curso técnico de Paisagismo. A formação trabalha com duas modalidades: a produção de flores e plantas ornamentais e a elaboração e implantação de projetos paisagísticos. Para ilustrar, há projetos de praças produzidos pelos alunos.

O curso técnico em Administração apresenta algo diferente. Feito de material reciclável, como garrafas pet, trata-se de um coletor de energia solar para aquecimento de água. O trabalho é proveniente da Mini Empresa Estudantil (Junior Achievement) do segundo semestre de 2012. Em parceria com empresas, os alunos elaboraram um projeto social em apoio ao Lar das Vovozinhas, local que recebeu o coletor de energia. A aluna Vanessa Oleques explica que o técnico em Administração é bem preparado para o mercado de trabalho, pois durante o curso estuda gestão de finanças, produção, marketing e recursos humanos.

Entre outros, o curso de Tecnologia em Agropecuária, que habilita profissionais para atuação no meio rural, exibe peles de animais como coelho e chinchila. Já o de Tecnologia em Agroindústria, próprio para os que gostam da área de gestão agroindustrial e comercialização de produtos de origem animal e vegetal, exibem produtos provenientes das aulas práticas, como pães e os índices de sal e açúcar nestes.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Notícia vinculada a