Mercado de trabalho da Comunicação é o assunto no estande da Facos

No estande da Faculdade de Comunicação Social da UFSM (FACOS), os acadêmicos convidam os visitantes a navegar nos quatro mares da comunicação. Os quatro mares representam as quatro diferentes habilitações do curso: Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. O estande conta com acadêmicos dos quatro cursos, que explicam as diferentes áreas de atuação dos profissionais da área, trazendo para os visitantes também o que é cada uma das diferentes habilitações.

A acadêmica do terceiro semestre do curso de Jornalismo, Elisa Sartori, destacou a movimentação intensa do estande, e ressaltou que tem muita gente interessada nos cursos, e a procura pelo Jornalismo está grande. As dúvidas, de acordo com ela, giram em torno do mercado de trabalho:

– Muitas pessoas não têm ideia do funcionamento do curso, nem da área de atuação.

O acadêmico do quinto semestre de Publicidade e Propaganda, Huélinton Rodrigues, também afirmou que os interessados no curso questionam sobre o mercado de trabalho. A demanda para publicidade, de acordo com ele, é para centros maiores. Os alunos questionam sobre a possibilidade de trabalho em cidades pequenas, no interior. Huélinton, no entanto, faz uma ressalva:

– Infelizmente, nem toda cidade pequena tem mercado.

Outra questão feita com freqüência é sobre a necessidade de ser criativo para se tornar um publicitário. A área de atuação do profissional é variada, podendo trabalhar no marketing, com comunicação digital, produção e criação em agências de publicidade.

A estudante do terceiro ano do Colégio Afonso Maurer, de Toropi, Natália Dolwitsch, de 17 anos, gostou da explicação dos acadêmicos da Facos. Ela afirmou já estar decidida pelo curso de Artes Cênicas, mas pensa em cursar Jornalismo futuramente. Ela diz gostar bastante da área da Comunicação e da Filosofia. A área de atuação do Jornalismo também é ampla, abrangendo a imprensa escrita, departamentos de comunicação, assessorias, rádio e televisão.

Repórter: Nicholas Lyra – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Notícia vinculada a