Na primeira manhã de PROFITECS, o estande do Hospital Veterinário Universitário atrai a atenção dos visitantes. O espaço é dividido em três áreas que buscam representar as diversas etapas de tratamento pelas quais os animais passam quando ingressam na instituição.
Na área de internação do Hospital, os animais recebem comida, medicamentos e monitoração. Eles ficam em gaiolas e são representados no estande por cachorros de pelúcia.
No espaço reservado para cirurgia, são expostos os materiais usados nas operações, como tesouras, bisturis, pinças de dissecação, pinças hemostáticas, porta-agulha e afastadores manuais. Além disso, ocorre uma simulação dos procedimentos: um cachorro de pelúcia fica exposto em posição cirúrgica em cima de uma cama com soro.
Já na área de fisioterapia e reabilitação, estão expostos aparelhos utilizados para a recuperação dos animais após a cirurgia. Entre esses materiais estão bolas terapêuticas e uma cadeira de rodas para cachorros que não têm o movimento dos quatro membros.
Para a acadêmica do 9º semestre de Medicina Veterinária, Eduarda Rascovetzki, a visitação no estande está sendo boa. “O pessoal vem até aqui e procura saber mais sobre o funcionamento do curso”, afirma a estudante.
Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo
Edição: Luciane Treulieb