Cursos das áreas Sociais e Humanas esclarecem dúvidas dos visitantes

Os estandes dos cursos de Filosofia, História, Ciências Sociais e Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), esclarecem dúvidas dos visitantes da PROFITECS. Os acadêmicos que estão apresentando os cursos relatam os visitantes buscam informações gerais sobre o curso e também sobre a sua área de atuação.

Os estudantes de Filosofia, Oberdan Andradas e Jeferson Dias, relatam que a pergunta mais recorrente é “o que é Filosofia?”. Jeferson ressalta que é difícil para eles responderem perguntas como essa:

– Não conseguimos dar uma resposta completa para eles, temos que improvisar uma explicação genérica do que é filosofia, o que é muito complicado.

O acadêmico do 9º semestre de história, Lucas Moreira, conta que a preocupação maior para os que têm interesse em ingressar no curso é quanto ao mercado de trabalho. Ele explica que em História Bacharelado existem as possibilidades de pesquisa para, posteriormente, seguir a carreira acadêmica.

No estande das Ciências Sociais, o estudante do 3º semestre, Cezar Martins, relata que a maior dúvida dos visitantes é sobre a diferença entre os cursos de Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura em Sociologia. Cezar explica que a diferença está na área de atuação, a Licenciatura em Sociologia prepara o aluno para lecionar em escolas de ensino médio e o Bacharelado para seguir carreira acadêmica.

No curso de Arquivologia, a acadêmica do 5º semestre, Fabiana Fagundes, conta que muitos desconhecem o curso:

– Por ser um curso ainda desconhecido para a maioria das pessoas, a pergunta mais frequente é sobre o curso em si e depois como e onde se pode trabalhar.

Fabiana lembra que o curso de graduação em Arquivologia destina-se a formar profissionais capazes de implementar sistemas de gestão da informação arquivística no universo de atuação que a lei lhe permite.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Notícia vinculada a