Encontro do Proinfância acontece segunda-feira

Segunda-feira (27), das 8h às 17h, no Espaço Multiuso da UFSM, acontece o 1º Encontro de Assessoramento e Acompanhamento pedagógico às Redes e Sistemas de Ensino na Implementação do Proinfância em Municípios da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul.

Na ocasião serão enfocadas concepções de infância e suas implicações para o trabalho pedagógico junto às crianças de até seis anos de idade, e as crianças em sua diversidade nas culturas contemporâneas em diferentes tempos e espaços na Educação Infantil (creches e pré-escolas) nas Unidades do Proinfância.

Este encontro reunirá secretários municipais de educação, assessores e docentes da educação Infantil de um grupo de 16 municípios da região central para a qualificação pedagógica das práticas educativas com as crianças menores de 6 anos. O projeto é financiado por um convênio entre o MEC/FNDE e a UFSM/Centro de Educação, numa parceria que atende a 150 municípios das regiões central, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, na implementação do Programa ProInfância, oportunizando tanto aos pesquisadores e formadores de profissionais da Educação Infantil, quanto aos gestores da educação municipal, congregar esforços para enfrentar os “antigos e os novos problemas” através da  integração de ações para fazer cumprir o papel do Estado como instrumento político de igualdade. Também concretiza a extensão universitária com as parcerias entre a Universidade e a Educação Básica, e articula ações de pesquisa na gestão das práticas pedagógicas para a Educação Infantil.

Os encontros acontecerão em ciclos formativos nas três regiões de cobertura do Projeto – Santa Maria, Ijuí e Passo Fundo, onde contam com equipes de pesquisadores vinculados à Unijuí e à UPF, e parceiros no Projeto ProInfância UFSM.

O evento será coordenado pela equipe de Santa Maria, e desenvolvido pelas professoras formadoras Débora Teixeira Mello, Graziela Escandiel de Lima, Sueli Salva e Taciana Camera Segat, com a supervisão geral de pesquisa da professora Simone Freitas Gallina, todas do Centro de Educação. O Projeto ProInfância UFSM tem na coordenação Geral as professoras Viviane Ache Cancian e Cleonice Maria Tomazzetti.

Mais informações podem ser encontradas no link www.ufsm.br/ndi