Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dois novos cursos de doutorado estão sob avaliação da Capes



Duas novas propostas de cursos de pós-graduação na UFSM foram enviadas a Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliação. Os doutorados nas áreas de Enfermagem e Engenharia Civil já foram aprovados na universidade e serão avaliados até o dia 2 de dezembro, quando deve ser lançado o edital. As propostas são novas para as duas faculdades e podem já estar acessíveis no início de 2014.

Os projetos enviados representam uma ampliação das áreas de pesquisa já desenvolvidas pelas duas pós-graduações. Em Enfermagem, a proposta mantém as linhas em “Cuidado, educação, saúde e enfermagem” e em “Trabalho, gestão, saúde e enfermagem”. Já em Engenharia Civil, mantêm-se as áreas de pesquisa em “Construção civil e preservação ambiental” e em “Recursos hídricos e saneamento ambiental”.  

As duas propostas de doutorado foram inicialmente apresentadas a Pró-reitoria da Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) em 2012. Depois de oficializados dentro dos diversos setores da instituição, os projetos foram enviados, no final de abril, a CAPES. Eles serão avaliados no período de maio a 2 de dezembro, quando sai o edital de aprovação. Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Rosane Padoin, a proposta do doutorado é resultado de um amadurecimento do colegiado. O PPGENF está ativo desde 2007 e nesse ano também passará por sua segunda avaliação trienal pela CAPES. 

Já no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), essa é a segunda proposta de doutorado enviada a CAPES. Outra foi enviada em 2008 e reprovada pela falta de produção internacional. Porém, conforme o coordenador do PPGEC, Rinaldo Pinheiro, a chegada de novos professores pela criação de graduações em engenharia possibilitou um crescimento da produção internacional, o que fortalece o projeto enviado. Se aprovado, o doutorado em Engenharia Civil corresponderá ao segundo dentro Centro de Tecnologia (CT).

Segundo o pró-reitor da PRPGP, Hélio Hey, outras propostas de mestrado também estão aguardando aprovação pela Capes. Entre elas, estão: o mestrado em Engenharia da Computação, o mestrado em Gerontologia (vinculado ao Centro de Educação Física e de Esportes), o mestrado em Artes em Cena e o Mestrado Profissional em História. Além disso, há também duas outras propostas de mestrado no CESNORS, uma em Ciência e Tecnologia em Saúde e outra em Ciências Ambientais e Florestais. 

Para o pró-reitor, a criação de alguns desses cursos está amparada pelo Reuni. Segundo ele, o programa federal “impactou de forma significativa o corpo docente da UFSM com titulação em nível de doutorado, o que propiciou a abertura novos programas e a qualificação de programas existentes com a aprovação de propostas de doutorado”.  Nos últimos quatro anos, de 2010 a 2013, foram aprovados pela CAPES doze programas de mestrado e oito cursos de doutorado na UFSM. 

Repórter: Laíssa Sardiglia – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-10273

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes