O Departamento de Letras Clássicas e Linguística, juntamente com o Laboratório Corpus, promove nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), a conferência Ésquilo e Sócrates: do impulso dionisíaco ao apolíneo na obra “O nascimento da tragédia", de F. W. Nietzshe, com o professor Luis Rubira, da Universidade Federal de Pelotas.
O evento acontece na sala 3310 do Centro de Educação (CE), às 15h. Às 17h, ocorre uma conversa com o pesquisador, sobre Nietzsche e a compreensão do Trágico, sob a mediação do professor Enéias Farias Tavares (UFSM).
A obra O nascimento da tragédia, considerada por Giorgio Colli como "a obra mais difícil de Nietzsche" (Écrits sur Nietzsche, p. 13), apresenta as teses nietzschianas do dionisíaco e do apolíneo, que fizeram o filólogo alemão ingressar no debate filosófico em torno da tragédia grega. Desponta, então, o Nietzsche filósofo que, ao analisar a tragédia grega de Ésquilo a Eurípedes, percebe a "decadência" dos impulsos dionisíacos na Grécia da época de Sócrates. A presente palestra visa reconstruir os momentos principais desta reflexão.
As inscrições devem ser feitas pelo tragediagrega.ufsm@gmail.com