No dia 10 de maio próximo, será realizado, pelo Laboratório Corpus, com o apoio do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), do Departamento de Letras Clássicas e Linguística, do Centro de Artes e Letras (CAL), da Capes (PNPD) e da Fapergs (DOCFIX), o 1º Seminário de Pós-doutorandos em Estudos Linguísticos – Laboratórios em Rede. Esse evento reunirá pós-doutorando de três laboratórios de pesquisas (Laboratório Corpus – UFSM; E-l@dis– USP; LAS – UFF) e contará com uma conferência, três mesas-redondas e duas palestras. Todas as atividades serão realizadas na sala 3223, mini auditório do Programa de Pós-graduação em Letras (CE/UFSM).
A conferência de abertura (às 9h), coordenada pela professora Amanda Scherer (UFSM), será proferida pelo professor Eduardo Roberto Junqueira Guimarães (Unicamp) e tem como título O conhecimento sobre a língua: percursos na história da política de línguas do Brasil. Ainda na parte da manhã, haverá a primeira mesa-redonda de pós-doutorandos. Esta terá como debatedora a professora Ana Zandwais (UFRGS). Além disso, a professora Carme Regina Schons (UPF) fará a palestra, A construção do imaginário sobre o lugar da literatura durante o Estado Novo, coordenada pela professora Larissa M. Cervo (UFSM).
A parte da tarde inicia-se com a segunda mesa-redonda de pós-doutorandos. Os trabalhos serão debatidos pela professora Graziela Lucci de Ângelo (UFSM). Das 15h até as 16h, haverá a terceira mesa-redonda de pós-doutorandos, com a debatebora professora Carme Schons (UPF).
Para encerrar o evento, a professora Ana Zandwais (UFRGS) fará a palestra O funcionamento concreto da língua tomado nas relações de tensão entre o acontecimento, a superestrutura e as normas linguísticas. Essa atividade será coordenada pela professora Verli Petri (UFSM).
Para mais informações e inscrições, entrar em contato pelo email labcorpus@hotmail.com. As vagas são limitadas.