Pós em Física promove seminário sobre galáxias

O Programa de Pós-graduação em Física promove o seminário, A estrutura interna de galáxias "OH Megamaser": A semente do modelo unificado de núcleos ativos de galáxias. O evento, que ocorre nesta quinta-feira (18), às 14h30min, na sala 1121 do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), será ministrado por Dinalva Sales, da Rochester Institute of Technology.

Dinalva é doutora em Astrofísica pela UFRGS e atualmente pós-doutoranda junto ao Rochester Institute of Technology – EUA. Atua principalmente nos seguintes temas: núcleo ativo de galáxia, galáxias em interação e  moléculas complexas.

Resumo da palestra: Galáxias "OH megamaser"  (OHMGs) formam uma importante classe de Galáxias Ultraluminosas no Infravermelho (ULIRGs) para as quais a emissão maser de OH parece traçar concentrações excepcionalmente altas  de gás molecular denso. Em geral, ULIRGs estão associadas a gás em galáxias em interação e têm propriedades consistentes com uma sequência evolutiva na qual torques de maré transportam gás para o núcleo da galáxia, formando estrelas e alimentando um núcleo ativo de galáxia embebido. O inflow de gás promove tanto a formação de um esferóide massivo quanto o crescimento de um buraco negro supermassivo central. OHMGs podem representar uma transição de  fase crítica de curta duração conectada ao  começo da alimentação nuclear rápida, que por sua vez leva ao desenvolvimento de um disco de gás circum-nuclear e o inicio de vendos do AGN ou de Starbursts. Esta palestra apresentará resultados para nossa amostra de  OHMG observada usando imagens do HST em  Halpha+[NII], bem como um estudo multibanda de nosso objeto mais espetacular, IRAS16399-0937.