Grupo de Pesquisa do Pós em Educação promove ciclo de defesas e palestra

O grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (www.ufsm.br/gpforma) realiza de terça (2) a sexta (5) um ciclo de palestra e defesas de dissertação e tese com integrantes de seu grupo, acadêmicos do curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE).

Terça-feira (2), o mestrando André Luiz de Oliveira Fagundes abre o ciclo com a apresentação de sua defesa de dissertação, “A onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimento”. Compõe a comissão examinadora os professores Amarildo Luiz Trevisan, Angelo Vitório Cenci (UPF), Adriana Moreira da Rocha Maciel e Sueli Menezes Pereira. A defesa do André inicia às 14h e acontece na sala azul – 3272 do prédio 16 (CE).

As atividades de sexta-feira (5) iniciam às 14h com a defesa de tese da doutoranda Cristiane Ludwig intitulada “Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição”. A banca examinadora é composta pelos professores Amarildo Luiz Trevisan, Lílian de Aragão Bastos do Valle (UERJ), Claudio Almir Dalbosco (UPF), Elisete Medianeira Tomazetti, Cláudia Ribeiro Bellochio, Valeska Maria Fortes de Oliveira e Noeli Dutra Rossatto (UFSM). A defesa acontece na sala azul – 3272 do CE.

A seguir, o professor Claudio Almir Dalbosco (UPF) encerra o ciclo de atividades com a palestra “Teorias Pedagógicas Hoje”. Claudio Dalbosco é pesquisador do CNPq e professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e vice-presidente do Grupo de Trabalho (GT) Filosofia da Educação da ANPEd. Na palestra, o professor pretende enfocar suas pesquisas sobre as teorias pedagógicas, baseadas na ideia de que a simples transmissão de pensamentos clássicos ou a discussão superficial de temas desacoplados da prática pedagógica não efetiva a reflexão e compreensão dos seus aspectos educativos. Diante disso, emerge a necessidade de se questionar sobre a própria formação dos professores e rediscutir a tarefa da Filosofia da Educação através de parâmetros mais atualizados da cultura filosófica. Na medida em que há uma racionalidade que não pode mais simplesmente explicitar o modelo de ensino idealizado ou lógico de filosofia, introduz-se a possibilidade de reconduzir as propostas pedagógicas a partir do reconhecimento intersubjetivo e hermenêutico de conjugação entre a filosofia e a prática educativa. Sob essa lógica, os programas de ensino contemplariam não somente a teoria filosófica, mas a sua reflexão com a problemática educacional, possibilitando a comunicação e a articulação dos conhecimentos.

A fala do professor Claudio inicia às 18h e também ocorre na sala azul – 3272 – CE/UFSM.