O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU em 1975, com o objetivo de dar visibilidade à situação de desigualdade, preconceito e discriminação que as mulheres vivem. Esse ano o Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP), do Departamento de Enfermagem da UFSM, estará realizando atividades em parceria com a Associação de Servidores da UFSM (ASSUFSM) e coletivos da UFSM com o objetivo de estimular reflexões sobre o real sentido da data e sobre a luta das mulheres por seus direitos. O destaque maior é para a convidada especial, professora Drª. Dolores Aronovich (UFCE), a Lola do blog “Escreva Lola Escreva”.
O cronograma de atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher em Santa Maria é o seguinte:
7 de março, às 18h30min – Roda de Conversa sobre a formação e participação das mulheres na luta por seus direitos em instância de controle social, como Conselho Municipal de Direitos das Mulheres. O evento ocorrerá na sala 4226 do Centro de Ciências e Humanas (CCSH), que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1184.
8 de março, às 9h – Intervenção silenciosa no centro de Santa Maria – RS. Todos de preto, segurando cartazes contendo dados e pequenas histórias que mostrem porque o 8 de março é dia da mulher.
10h30min – Programa Campus da Gente (“Espaço NENGeP”) pela Rádio Universidade 800AM.
12h30min – Programa da ASSUFSM, debate pela Rádio UFSM.
18h – Aula Pública “8 de março: o que comemorar?” Debate com a professora Dolores Aronovich (UFCE), a Lola do blog “Escreva Lola Escreva”.
9 de março, às 9h – Roda de Conversa com o tema Formação Feminista com a professora Dolores Aronovich, no CCSH (rua Marechal Floriano Peixoto, 1184).