TRAGÉDIA EM SM: Luto na UFSM faz coordenações de cursos reverem programação de formaturas
Publicado em
Matéria atualizada às 17h05min
O luto causado pela tragédia que matou mais de cem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e deixou dezenas de feridos no último final de semana está provocando uma revisão na agenda de formaturas previstas para o mês de fevereiro.
O curso de Zootecnia, que teve pelo menos cinco estudante mortos no incêndio da boate Kiss no último domingo (27), informou em nota que cancelou a solenidade que ocorreria nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no Avenida Tênis Clube, em respeito às famílias enlutadas pela tragédia. Em vez disso, a entrega dos diplomas da 48ª turma será realizada em cerimônia de gabinete, na mesma data, às 10h, no anfiteatro do Centro de Ciências Rurais (CCR) Professor Flávio Miguel Schneider.
O curso de Farmácia transferiu a colação de grau e o baile da sua 101ª turma, que estavam marcados respectivamente para esta sexta-feira, dia 1º, e sábado, dia 2, no Clube Recreativo Dores, para os dias 15 e 16 de março no mesmo local.
A programação de colação de grau dos cursos de Artes Cênicas (dia 9 de fevereiro no Anfiteatro Caixa Preta) e Fonoaudiologia (15 de fevereiro no Avenida Tênis Clube) em princípio estão mantidas. Mas, segundo informaram as coordenações dos cursos nesta terça-feira (29), alterações na programação e homenagens ainda serão discutidas com as comissões dos estudantes.
A coordenação do curso de Matemática (licenciatura plena e bacharelado), que também tem formatura prevista para os próximos dias, não foi localizada para dar informações.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.