Equipe Carancho seleciona novos integrantes

Todo ano, quando se aproxima o mês de outubro, alguns estudantes de engenharia da UFSM redobram os trabalhos para deixar tudo pronto a tempo. Desde 2004, quando surgiu a equipe Carancho AeroDesign, a UFSM tem representação na  competição SAE BRASIL AeroDesign, em São José dos Campos (SP). A equipe só deixou de competir em 2008, por falta de integrantes, ressurgindo renovada em 2009.

A preparação consiste no projetamento e construção de um VANT (Veículo Aéreo não Tripulado), através de conhecimentos obtidos durante os semestres do curso e conhecimentos sobre engenharia aeronáutica obtidos de forma autodidata. Neste ano, foram projetados e fabricados dois aviões diferentes: dois protótipos da categoria regular e cinco da micro. Dos cinco construídos para a segunda categoria, três foram para a competição e dois foram para teste. Depois de prontos, os aviões são testados. O regular é testado na pista da Associação Santamariense de Aeromodelismo (ASA) e o micro encontra espaço para testagem no próprio campus.

Em 2012, a equipe atingiu um feito inédito: carregar a maior carga da classe micro de toda a competição, configurando novos recordes brasileiro e mundial. O VANT suportou 44 bolinhas de tênis, o que equivale a mais de 2,5 Kg. Confira o vídeo que a equipefez da quebra do recorde:

A conquista veio, excepcionalmente, neste ano em novembro, com a equipe "Carancho Piá" formada pelos estudantes Luis ViniciusNunes, Fabio Michelotti e Ramon Alan Toledo, como capitão. A equipe relugar é formada por Tobias Refatti, Rafael Aguiar Junges, Gustavo Santolim, Jeziel Dutra Simoes, Jader Henrique Beck, Geronimo Freitas do Amaral, Natalia Porto Nascimento, Eduardo Maronesi e o capitão Marcelo Kroetz. As duas categorias são coordenadas pelo professor Gilmar Fernando Vogel. A equipe conta com o apoio do Centro de Tecnologia (CT), do Departamento de Engenharia Mecânica, da Reitoria e do Colégio Técnico Industrialde Santa Maria (CTISM), além das empresas Sul Acrílicos, Max3D e SolidWorks.

Agora o Carancho está em processo de reestruturação. Desde novembro, está aberto o processo de seleção de novos membros que integrarão o Carancho Aerodesigner. Para mais informações, acesse a site da equipe Carancho AeroDesign e a página no Facebook. Para ver o vídeo de seleção, CLIQUE AQUI

Fotos: cedidas pela equipe Carancho AeroDesign.

Repórter: Patricia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.