Evento irá discutir a promoção da diversidade em diferentes âmbitos de ensino

Ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro o "1º Encontro de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB's) – Ações Afirmativas e Diversidade". Este evento está inserido na 24ª Semana da Consciência Negra: Pretinhosidade e é promovido entidades sociais, culturais, religiosas e estudantis e objetiva valorizar e difundir a identidade, a intelectualidade, a beleza e a cultura negra com base para descoberta e busca da consciência negra.  O evento visa propiciar um espaço de discussão sobre os desafios da promoção da diversidade nos diferentes âmbitos de ensino, construindo conjuntamente instrumentos de aplicação das determinações da lei 10.639/03.

Para a inscrição, o formulário está disponível no link  https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDNWaVNDcDFoNl9qUXduSTZaV3FkWXc6MQ#gid=0

A programação é a seguinte:

·         7 de dezembro

14h – Cadastramento e Abertura

14h30min – Os Neabs e a Promoção da Diversidade, com a mediação do presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio (AAMTM), Jorge Marinho; sendo painelistas os professores Carmem Deleacil (NEAB- UFSM) e Enio Grigio, coordenador do NEABI IFF – Julio de Castilhos

15h45min – Intervalo

16h –  Roda de Discussão –  A Diversidade na Universidade, com mediação da doutoranda em Comunicação pela UFSM, e diretora técnica do Museu Treze de Maio, Giane Vargas  Escobar; sendo painelistas o professor Getulio Lemos (Sedufsm), além de representantes da ASSUFSM (Associção  dos Servidores da UFSM), AENUFSM (Associção de de Estudantes Negras e Negros da UFSM), e AFRONTA  (Coletivo AFRONTA)

18h – Intervalo

19h30min – Momento Cultural

20h – O Movimento Social Negro e as Ações Afirmativas, com mediação do professor Paulo Roberto Silveira, exposição do professor da UCAM-RJ, Amauri Mendes Pereira, que é Dr em Ciências Sociais, sendo debatedores Luís César Rodrigues Jacinto, do Movimento Social Negro – Bagé; e Jorge Marinho, presidente da AAMTM.

·         8 de dezembro

8h30min – O Papel do NEAB na Promoção da Diversidade, sob a coordenação do professor Getúlio Lemos  (Sedufsm), sendo expositor o professor Arilson Gomes dos Santos, doutorando em História na PUC-RS; debatedor a professora Giane Vargas  Escobar, doutoranda em Comunicação pela UFSM, Ana Lúcia Aguiar Melo – AFIRME

10h – Intervalo

10h15min – O Desafio da Educação para as Relações Étnico-raciais, com mediação dos professores Carmem Deleacil, Julio Quevedo, coordenador do curso de História da UFSM, Paulo Roberto Silveira, presidente da Comissão de Ações Afirmativas da UFSM

12h15min – Almoço

13h30min – A Lei 10.639/03 nos diferentes níveis de ensino, com mediação do professor Paulo Roberto Cardoso da Silveira, sendo painelista a professora da UFPel, Georgina Helena de Lima Nunes; e debatedores:  professora Carmem Deleacil,  Ceres Teixeira de Paula, e um representante da Rede Municipal de Ensino.