Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Drama palestino será abordado no Cultura na Sedufsm



 

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM realiza a 53ª edição de seu projeto e cultural na próxima segunda, 3 de dezembro. A entidade receberá dois nomes importantes que ajudarão a entender um pouco a realidade dramática vivenciada pelo povo palestino. Aproveitando a realização do Fórum Social Palestina Livre, em Porto Alegre, que iniciou quinta-feira (28) e encerrou sábado, 1, a Sedufsm está trazendo a jornalista brasileira, Baby Siqueira Abrão, que além de ter um extenso currículo na imprensa do país, inclusive tendo recebido um prêmio Esso na década de 70, hoje faz cobertura das questões do Oriente Médio para o jornal “Brasil de Fato” e para o site “Carta Maior”.

Juntamente com o ativista canadense de origem egípcia, Ehab Lotayef, que compõe o grupo internacional “Frota da Liberdade”, farão uma exposição sobre a situação histórica e também conjuntural enfrentada pelos palestinos nos seus mais diferentes aspectos. O debate, cujo título é “Guerra no Oriente Médio: quais as alternativas à paz?”, será coordenado pelo professor de História da UFSM, Carlos Henrique Armani.

No resumo enviado sobre a palestra que fará, Baby Abrão destaca que irá abordar temas como a criação do estado de Israel, o sionismo, a questão dos refugiados, a vida na Cisjordânia ocupada, a violência do exército de Israel e a violência imposta contra os palestinos. A jornalista defenderá o ponto de vista sobre a necessidade de pressionar o Brasil para que cesse de fazer acordos comerciais e militares com Israel, que seria uma exigência não cumprida da ONU.

Já Ehab Lotayef falará sobre os esforços internacionais para desafiar o bloqueio naval de Gaza, que vem desde 2008, que inclui, por exemplo, a ‘Frota da Liberdade’ e outros projetos. O ativista detalhará também o Gaza's Ark (Arca de Gaza), projeto mais recente, que objetiva desafiar o bloqueio de dentro para fora, criando empregos em Gaza e estimulando o comércio. Ele também falará sobre suas experiências pessoais na Cisjordânia e em Gaza, assim como nos desafios enfrentados pelos militantes por justiça no Canadá. Lotayef dala inglês e árabe e será traduzido por Baby Abrão.

Contraponto – A organização do Cultura na Sedufsm se esforçou para que durante o debate houvesse também a participação de um representante da comunidade israelita. Entretanto, em função da data estar apertada, com parte dos convidados, que vieram para o “Fórum Palestina Livre”, em Porto Alegre, só poderem no dia 3, a agenda não fechou para que se pudesse contar com a outra representação, que falasse mais por um ponto de vista de Israel. Contudo, o espaço ficou aberto para que se construa uma atividade na sequência, objetivando abordar outro viés.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8297

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes