Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Concertos na próxima quinta-feira vão comemorar o cinquentenário do CAL



Um dos maiores centros de formação de artistas do Rio Grande do Sul, o Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM vai completar 50 anos de existência em 2013. As comemorações começam nesta quinta-feira (22), quando será lançada a programação do cinquentenário. Na ocasião, haverá apresentações da Orquestra Infanto-juvenil São Vicente Pallotti, do Coral e Coro de Câmara da UFSM, e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Os concertos iniciam-se às 18h, no Teatro Caixa Preta, que se localiza junto ao CAL – prédio 40 do campus de Santa Maria.

Formada por alunos da rede municipal de educação, a orquestra infanto-juvenil será a primeira a se apresentar, às 18h. Seus integrantes são crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade atendidos pelo Centro de Convivência Social Vicente Pallotti. O regente é André Chiomento, que também é responsável pelos arranjos e pela adaptação das composições que vão integrar o repertório do concerto.

A apresentação seguinte, às 19h30min, será do Coro de Câmara da UFSM. Com regência do professor Cláudio Esteves, o coro vai cantar a obra Musica Dei, de Cristi Cary Miller. A seguir, a Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brandt, será interpretada em conjunto pelo Coral da UFSM e pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A regência, assim como a adaptação para coral e orquestra, é também de Cláudio Esteves.

Fechando a noite, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta-se sob a regência do professor Enio Guerra. Abrindo o repertório da noite, a orquestra vai tocar a abertura da ópera Il Matrimonio Segreto, de Domenico Cimarosa. Após segue-se a suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, com a execução dos trechos Majestoso, Agitado, Alegre e Baião. Encerrando o programa, estará o balé O Quebra-nozes, de Tchaikovsky, obra da qual o público poderá apreciar os seguintes trechos: Trépak, Le Café e La mère Gigone et les Polichinelles.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8046

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes