O Corpus, Laboratório de Estudos de Fontes da Linguagem, dá continuidade à série de 10 Jornadas de Trabalho ao longo do segundo semestre de 2012, com a participação de diferentes conferencistas da Linguística e da Literatura. Na programação do evento da próxima segunda-feira (19), haverá, às 9h, conferência com o professor Alexandre Ferrari (Unioeste/PR), sob o tema “Mídia, discurso e (homo)sexualidade”; e à tarde, acontece Conversas com o pesquisador, junto aos professores, acadêmicos e pesquisadores do PPGL, Corpus e PET Letras.
Alexandre Ferrari possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), com a tese sob o tema: A Homossexualidade e a AIDS no imaginário de revistas semanais (1985-1990), orientada pela professora Bethania Sampaio Corrêa Mariani. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com experiência na área de Lingüística, ênfase em Análise do Discurso, e atua principalmente nos seguintes temas: discurso jornalístico, efeito de sentido, análise do discurso, discurso e formação discursiva.
Ferrari é também um dos integrantes do GT Configurações críticas: homoerotismo e literatura, com destaque para Estudos críticos, históricos e teóricos da literatura que abordam a homossexualidade, seja para intervir como crítica da cultura, seja para ressaltar os aspectos de textos que dialogam com o homoerotismo. Além disso, nesse trabalho, ainda, pesquisa sobre retratos ficcionais modernos e contemporâneos, sobre as identidades gays em histórias e memórias das ditaduras e pós-ditaduras, significados esses que afloram para a área dos estudos literários. Ao fazer tal estudo, objetiva amparar criticamente essas histórias, os paradigmas, a marginalização, a resistência ao status quo.
Recentemente, um projeto (Programa de Licenciaturas Internacionais), coordenado por Alexandre Ferrari,oportunizou a seleção de sete acadêmicos do 2º ano do curso de graduação em Letras do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para estudar na Universidade de Lisboa, em Portugal. A classificação dos alunos se deu após inscrição em edital do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
Todos os temas acima mencionados, bem como as publicações do professor, serão trazidos à baila na tarde de segunda-feira, momento da Conversa com Pesquisador.