DCE promove espaço Saberes em Movimento na JAI

Formação ou Formatação? Repensando a construção do conhecimento é o tema central do Saberes em Movimento, espaço organizado do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que se insere na programação da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), promovida pela Universidade. A iniciativa tem como propósito ser um espaço de debate sobre a formação profissional, não sendo um espaço só de amostra ou apresentação do conhecimento produzido na universidade, mas de discussão sobre este conhecimento, sua contribuição para a sociedade e para a formação profissional. Além disso, pretende-se envolver e integrar experiências de relevância social desenvolvidas na universidade que vem atuando com demandas sociais, bem como estudantes, professores, diretórios acadêmicos e movimentos sociais. A Universidade é uma instituição milenar que ao longo de sua história foi acompanhando as transformações da sociedade mudando seu papel, sua amplitude e a função que exerce na sociedade.

O movimento estudantil tem sido um dos agentes contestadores do modelo de educação e do papel da Universidade, pautando um ensino crítico, interdisciplinar vinculado á prática e uma universidade que produzisse ciência e tecnologia voltada para as demandas da maioria da população. Além do movimento estudantil, experiências de projetos, coletivos, núcleos de estudos, que vem atuando com demandas sociais e fazendo a ligação da universidade com o resto da sociedade, podem ser vistos com formas de construir outro modelo de universidade e formação profissional. O Diretório Central dos Estudantes da UFSM tem construído espaços de debates e ações que buscam discutir a universidade e aproximar esta da realidade da maioria da população. Porém é necessário expandir este debate na UFSM, envolvendo os estudantes por meio dos diretórios acadêmicos e os projetos de relevância social, cursos, núcleos de estudo que vem desenvolvendo ensino pesquisa e extensão voltada para a transformação da realidade social a partir das demandas da maioria da população. É necessário que a comunidade acadêmica repense a Universidade e a produção do conhecimento, sendo a JAI um espaço propício para isso.

Os debates promovidos pelo DCE na JAI ocorrerão no Teatro Caixa Preta, junto ao Centro de Artes e Letras (CAL), no horário das 17h30min. São eles:

– Segunda-feira (22): “Que conhecimento é esse? Universidade e Formação Profissional”

– Quarta-feira (24): “Formação Profissional: construindo e promovendo à saúde”

– Quinta-feira (25): “Formação profissional frente à realidade do campo brasileiro”