Egressos da Especialização em Design para Estamparia tem artigos aceitos em eventos nacionais e internacionais

Três alunos do curso de Especialização em Design para Estamparia tiveram o resultado de suas monografias aceitos em importantes congressos científicos neste ano de 2012. As pesquisas foram realizadas no decorrer da 10ª edição do referido curso, que é uma especialização regular da UFSM desde 1992, com ingresso de turmas a cada dois anos.

Desta última turma (2010-2011), os acadêmicos Cristiane Ziegler Leal, Elias Edmundo Maroso e Maria das Graças Garcia Poll tiveram a orientação da professora Reinilda Minuzzi. Com foco na superfície têxtil e no segmento vestuário Elias Maroso e Cristiane Leal propõe seus estudos com referenciais específicos (Futurismo x Urbano e Toy Art, respectivamente) enquanto Graça Garcia, em outra linha de pesquisa, experimenta processos diferenciados sobre bases cimentícias voltados ao setor de revestimentos para parede.

Os alunos submeteram seus trabalhos e foram selecionados nos eventos:

– 4º Congresso da Indústria Catarinense de Revestimentos Cerâmicos, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Artigo: Estação Férrea de Santa Maria e ladrilho Hidráulico como referencial na Criação de estampas para Bases Cimentícias, de Maria das Graças Garcia Poll.

– 8º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE MODA, no Rio de Janeirono SENAI/CETIQT. Artigo: A Toy Art e o Vestuário Infantil, de Cristiane Ziegler Leal.

– 10 P&D Design 2012 – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em São Luís, Maranhão, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Artigo: Vanguarda Futurista e Urbano Hoje: Vetores de Criação em Design Têxtil, de Elias Edmundo Maroso.

– 10 P&D Design 2012 – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em São Luís, Maranhão, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Artigo: Ladrilho Hidráulico: referências visuais no projeto de estampas para Bases Cimentícias, de Maria das Graças Garcia Poll.

– 10 P&D Design 2012 – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em São Luís, Maranhão, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Artigo: A Toy Art como referencial para estamparia de vestuário infantil, de Cristiane Ziegler Leal.

– 1º CIMODE / Congresso Internacional de Moda e Design em Guimarães, Portugal, na Universidade do Minho (UMINHO). Artigo: “Coleção Urbanóide: projetos têxteis sobre futurismo e Cidade Contemporânea, de Elias Edmundo Maroso.

O curso incentiva docentes e discentes na divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas, sobretudo em uma área emergente como o Design de Superfície e destaca o empenho dos seus egressos para a participação nos eventos. O aceite destes trabalhos nos congressos mencionados demonstra o nível de formação do Curso de Especialização em Design para Estamparia da UFSM, que desde 1989 vem formando profissionais na área.