Coordenador do LACEM tem a tese e a dissertação arquivadas no Centro de Referência do Futebol Brasileiro

O coordenador-geral do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM), do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM), professor doutor Antonio Guilherme Schmitz Filho, foi convidado e aceitou arquivar a tese de doutorado e a dissertação de mestrado no Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), do Museu do Futebol, em São Paulo.  A proposta do CRFB é oferecer um amplo e aprofundado panorama do futebol no Brasil, promovendo a preservação e a divulgação dos indicadores de memória deste esporte.

A formação de uma biblioteca/midiateca especializada na temática do futebol faz parte dos projetos do CRFB. Assim, a tese de doutorado de Schmitz Filho, intitulada A CPI do futebol: agendamento e processualidades sistêmicas, e a dissertação de mestrado, com o título Jornalismo esportivo na Copa de 1998: uma tentativa de análise crítica das críticas, vão integrar o acervo do CRFB. Os materiais serão enviados nesta semana para São Paulo. “Fico muito feliz que os nossos trabalhos venham a fazer parte da biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro e contribuir com as pesquisas sobre futebol. É mais uma conquista para a equipe do LACEM”, destaca Schmitz Filho.

O projeto de implantação do CRFB é uma parceria entre a POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, o Instituto da Arte do Futebol Brasileiro –Museu do Futebol e o Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo– NAU/USP. Os recursos do projeto são aportados pela Financiadora de Estudos e Pesquisas – FINEP – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Museu do Futebol, inaugurado em 29 de setembro de 2008, localiza-se no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo. É uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo e, desde sua inauguração, é administrado pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), uma Organização Social de Cultura. O site do Museu do Futebol é www.museudofutebol.org.br.