Na quarta-feira (8), o comitê gestor de Tecnologia da Informação reuniu-se no CPD para avaliar o andamento das metas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). O PDTI é composto por seis objetivos elaborados para atender as necessidades tecnológicas e informativas de uma determinada instituição ou entidade em certo período. Uma meta incluída nos objetivos do PDTI da UFSM é o projeto de wireless institucional.
O analista de Tecnologia da Informação, Gustavo Chiapinotto da Silva, apresentou o desenvolvimento do projeto para o comitê gestor, que sugeriu alterações como a troca do sistema UniFi para o sistema CISCO. O custo será de R$ 482.000 reais e tem previsão para implantação nos meses de janeiro ou fevereiro de 2013.
Em 2009, o projeto wireless institucional estava sendo encaminhado pelo CT-Infra para compra de equipamentos. Entretanto, com as metas estabelecidas pelo PDTI, o CPD teve autonomia para apresentar o projeto, englobando os campi do CESNORS (Frederico Westphalen e Palmeira das Missões) e da UDESSM (Silveira Martins).
O projeto de rede wireless faz parte da meta 16 do Plano Diretor de TI: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless (rede lógica sem fio) institucional. A meta se originou nas demandas por criação de laboratórios que precisam de acesso à rede, modernização da infraestrutura para fins acadêmicos, necessidades específicas de rede, inovações nas novas tecnologias de ensino e administração e sistemas específicos online para o professor. A meta 16 faz parte do Objetivo 5: Promover a ampliação e a melhoria (atualização tecnológica) da infraestrutura e conectividade de TI.
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Repórter:
Leonardo Cortes – Acadêmico de Jornalismo.
Edição:
Lucas Durr Missau.