Coperterra e Husm assinam proposta para fornecimento de alimentos para o hospital

As diretorias da Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra (Uni-UFSM/Coperterra) e do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) assinaram, nesta quinta-feira (19), a proposta de participação no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA). O ato ocorreu às 14h, na administração da Usina Escola de Laticínios, prédio 95, campus da UFSM.

Pelo Programa, os agricultores sócios da Coperterra produzem o leite, o qual é industrializado na usina, e fornecido para o HUSM, sem custos para o hospital. Os recursos são oriundos do Programa (PAA) e repassados pela CONAB. A economia total no próximo período para o hospital chegará a cerca de R$ 300 mil, que poderão ser realocados para outros setores, visando qualificar, ainda mais, o atendimento.

Com efeito, a atividade conjunta cumpre um dos principais pontos do programa: o fortalecimento da agricultura familiar.  Segundo o presidente da Cooperativa, Mario Gartner, “Essa ação é uma estrada de mão dupla: beneficia a população que necessita (com produtos de qualidade) e, ao mesmo tempo, garante que nossos produtores (oriundos de assentamentos da reforma agrária, pequenos agricultores) continuem produzindo e se mantenham na terra, em condições dignas”.

No HUSM, o Programa abrangerá diretamente mais de 13.200 pessoas entre produtores e consumidores, prevendo além dos produtos lácteos, também arroz integral orgânico e feijão.