Agronomia é o primeiro curso a participar do processo de avaliação e acreditação do ARCU-SUL

O curso de Agronomia finalizou na última terça-feira (3) o preenchimento e a postagem dos documentos para a formulação do processo (Formulário de Coleta de Dados e Informações e Relatório de Autoavaliação), no Sistema e-MEC e aguarda análise das informações pela DAES (Diretoria de Avaliação da Educação Superior).

O Sistema Arcu-Sul é um processo de avaliação, mediante o qual se certifica a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, determinando que estes satisfazem ao perfil de egresso e aos critérios de qualidade, previamente aprovados em nível de Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e países associados que aderiram ao acordo (Bolívia e Chile). O alcance e efeitos do Sistema Arcu-Sul às Instituições e cursos que tenham sido acreditados é o reconhecimento mútuo à qualidade acadêmica dos títulos de graduação outorgados por um prazo de vigência de seis anos.

O processo de acreditação compreende a postagem de dados e informações do curso e da Instituição e uma autoavaliação do curso, uma avaliação externa por comissões de avaliadores e uma resolução de acreditação, de responsabilidade da Agência Nacional de Acreditação.

A Universidade Federal de Santa Maria foi convidada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a participar em Oficina no módulo do Sistema Arcu-Sul e procedimentos do Sistema e-Mec, conforme Ofício Circular MEC/INEP/GAB nº 00022 de 01 de março de 2012. Foi solicitada a participação do Coordenador do curso da área de Agronomia e a participação do Procurador Educacional Institucional.  Participaram do evento dia 12 de março de 2012 em Brasília – DF, o Diretor do Centro de Ciências Rurais, Prof. Thomé Lovatto e a Procuradora Educacional Institucional Ivete Maria Klein Lunkes.

A adesão ao Sistema é de caráter voluntário às Instituições convidadas.