Acreditando que a mensuração de desempenho docente é um fator determinante no processo de melhoria contínua do ensino de contabilidade, o professor Ivan Henrique Vey elaborou o projeto de pesquisa, “Avaliação de Desempenho dos Docentes do Departamento de Ciências Contábeis da UFSM”. O estudo desenvolveu um instrumento de medida, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2011. A população alvo foram os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade, os quais avaliaram do desempenho dos docentes.
O estudo também procurou acrescentar novas ferramentas estatísticas na medição de desempenho, no caso a Teoria da Resposta ao Item (TRI), a qual, entre outras vantagens, permite elaborar uma escala de desempenho docente. O projeto não tem prazo para terminar, e a avaliação será sempre realizada antes do término do semestre. O estudo permite comparar desempenhos através das escalas elaboradas em cada semestre. A Teoria da Resposta ao Item mostrou-se uma ferramenta importante e viável para mensurar o desempenho docente. O projeto conta com a participação de acadêmicos do curso.
Recentemente foi divulgado o resultado da primeira avaliação realizada, a qual pode ser acessada no seguinte link: http://w3.ufsm.br/contabeis/?