Festival Internacional de Inverno abre inscrições

De 1º a 30 de junho, professores e estudantes de música, brasileiros e estrangeiros, acima de 14 anos, podem realizar inscrição no 27º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As inscrições devem ser feitas no site do evento. A inscrição dá direito a participação em uma oficina, alojamento, alimentação e transporte entre Santa Maria e Vale Vêneto nos dias e horários estabelecidos.

Serão oferecidas 15 vagas nas oficinas de instrumentos (com exceção da oficina de violino que tem 30 vagas), composição e regência. Para a oficina de educação musical serão oferecidas 35 vagas. Além das oficinas, será ofertada a prática de orquestra sinfônica e de orquestra de sopros.

O Festival de Inverno surgiu da necessidade de criação de espaços para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da atividade musical, além da integração com a comunidade da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, especialmente com a de Vale VênetoBuscando manter vivas suas origens, foi criada a Semana Cultural Italiana passando a compartilhar de um ideal comum, tendo a música como elemento de transformação social.

O Festival está centrado em quatro ações: oficinas de música, concertos gratuitos e abertos ao público, oficina de musicalização para crianças e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil. Renomados professores, nacionais e estrangeiros, partilham seus conhecimentos musicais e suas habilidades nos diversos instrumentos.

O Festival acontece entre os dias 29 de julho e 5 de agosto, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine. Paralelamente, acontece a Semana Cultural Italiana, evento gastronômico de destaque da região.

Outras informações podem ser obtidas no site  www.ufsm.br/festivaldeinverno