Auditores do MEC fazem verifição de dados PingIFES da UFSM

Segunda e terça-feira (21 e 22), a UFSM recebeu a visita de dois analistas indicados pela Secretaria de Ensino Superior (SESu-MEC) para o Processo de Verificação de Dados PingIFES 2012, ano base 2011.

Na manhã de segunda-feira, os avaliadores Nicollas Rennah Adelino de Almeida, analista do TI/diretor de Sistemas Computacionais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e o analista Sérgio Roberto Pinto da Luz, diretor do Departamento de Informações Gerenciais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram recebidos pelo reitor Felipe Müller, que ressaltou a importância do processo de verificação como ferramenta e auxílio no aperfeiçoamento das informações da Instituição, necessárias para o acompanhamento das metas.

O “PingIFES” é a Plataforma Integrada para Gestão das Instituições Federas de Ensino Superior, no qual são coletadas informações da graduação e pós-graduação, dados necessários para elaboração da matriz orçamentária e das informações do orçamento da Instituição. Este processo ocorre anualmente em todas as IFES. Na UFSM, há o reconhecimento da importância do PingIFES e um comprometimento e envolvimento institucional notório no processo. A Secretaria de Educação Superior (SESu) está em fase de preparação para o Processo de Verificação dos Dados Sesu 2012  para fins de alocação de outros Custeios e Capital (OCC) e acompanhamento dos programas de expansão. Para isto,  são analisados os dados coletados por meio do Sistema PingIFES 2012,  do ano base 2011.

No segundo dia a equipe de analistas recebeu a visita do vice-reitor, no intuito de, como gestão, acompanhar mais de perto o andamento das análises. Os trabalhos foram acompanhados pela responsável na UFSM, procuradora Educacional Institucional, Ivete Maria Klein Lunkes, e equipe indicada.

A análise das informações na UFSM transcorreu de modo tranqüilo, visto que todas as informações estavam de acordo e o material comprobatório à disposição dos analistas. A qualidade  e a comprovação dos  dados apresentados, a checagem antecipada  e a organização institucional, facilitou sobremaneira a verificação e a validação dos dados pelos analistas, motivo de parabenização à Instituição por parte dos avaliadores.

Assim sendo, a Verificação dos dados PingIFES 2012, ano base 2011, da Universidade Federal de Santa Maria recebeu parecer favorável para a validação da base de dados informados na Plataforma Integrada para Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIfes).