Programação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria está intensa

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria está em plena atividade. Na próxima semana terá participação em três eventos e realizará o primeiro espetáculo de 2012 do Projeto “Concertos Didáticos”.

A agenda inicia terça-feira (22), às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. Trata-se da entrega da Medalha Coração do Rio Grande ao Senhor Frederico Richter, na qual componentes da Orquestra realizarão um momento musical. Um dos idealizadores e fundadores da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, o maestro, músico e compositor Frederico Richter receberá a Medalha, em Sessão Solene que ocorre juntamente com as comemorações do 154º aniversário de Santa Maria. Atualmente, Richter reside em Porto Alegre e recebe a homenagem no mesmo ano em que completa 80 anos.

Quarta-feira (23), o grupo do naipe de cordas da Orquestra, participa de um recital às 18h30min no 1º Encontro de Oboé e Fagote no Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM. Tal encontro será realizado também no dia 24 próximo e contará com a presença de músicos profissionais, professores e estudantes de música de todo o Brasil, além da participação de uma fagotista canadense.

No dia 24 de maio ocorre a abertura da 2ª PROFITECS da UFSM. O concerto é às 12h30min, no Centro de Eventos e terá a regência do Maestro Marco Antonio Penna.

Para encerrar a semana, às 15h de sexta-feira 925), no Theatro Treze de Maio, acontece os “Concertos Didáticos”, projeto que leva crianças de escolas municipais ao Theatro. Além da apresentação musical, durante o concerto os músicos ensinam sobre a história da música; apresentam os instrumentos, mostrando um pouco da parte técnica e colocam o ouvinte como participante do projeto, envolvendo-o dentro da música. Esse ano a orquestra executa, juntamente com dois atores, a obra Pedro e o Lobo.