Congresso de Sustentabilidade Socioambiental terá abordagem interdisciplinar

O 1º Congresso Latinoamericano de Sustentabilidade Socioambiental (Colaser) constitui-se em espaço de debate, reflexão e troca de experiências sobre a temática da Sustentabilidade Socioambiental, seus desafios, impasses e perspectivas. Propõe-se a uma abordagem Interdisciplinar e multidimensional, envolvendo a ótica acadêmica, da sociedade civil organizada e dos representantes do Estado, sempre buscando enfocar o panorama latino-americano, enfatizando as similaridades e diferenças entre países em cenário de grandes mudanças nas concepções de desenvolvimento.

O Colaser tem como objetivo a constituição de redes de cooperação nas áreas de investigação, ações extensionistas e educação socioambiental, priorizando enfoques sustentados na concepção libertadora de Paulo Freire, nos referenciais da Agroecologia e nas abordagens de construção social dos mercados e das análises das ciências humanas sobre a  comensalidade contemporânea. O evento ainda contará com espaços culturais voltados a valorização das manifestações artísticas que caracterizam as diferentes matizes culturais que compõem a diversidade vivenciada na construção civilizatória da América Latina. Este evento terá como pano de fundo o intercambiar de ideias em painéis, oficinas, grupos de trabalho para apresentação de trabalhos científicos, envolvendo a interação entre profissionais de diferentes instituições de vários países latino-americanos.

O Congresso será realizado dias 12 a 15 de junho próximos, no espaço do CTG Sentinela da Querência (Santa Maria/RS), promovido por três grupos organizados de pesquisadores e extensionistas vinculados ao Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): NEMAD – Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento ; NEPALS –
Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Alimentação e Sociedade; Programa de Formação em Educação Socioambiental e contará com apoio de inúmeros parceiros representantes do Poder Público, dos Movimentos Sociais Rurais, Organizações da Sociedade Civil, Universidades e Instituições de Pesquisa e Extensão.
A chamada para trabalhos ocorre até sexta-feira (25), nos seguintes Grupos de trabalhos:

GT 01 – Desenvolvimento Rural na América Latina
Trabalhos científicos oriundos de projetos de pesquisa ou extensão, abordando-se experiências empíricas ou reflexões teóricas sobre as estratégias de desenvolvimento rural, envolvendo aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais, relacionando-se a sustentabilidade socioambiental e ação dos diferentes atores sociais;

GT 02 – Educação Socioambiental e Agroecologia
Trabalhos científicos oriundos de projetos de pesquisa ou extensão, incluindo-se experiências de organizações vinculadas a entidades da sociedade civil, abordando-se a educação socioambiental em suas diferentes dimensões e esferas de ação na sociedade,além de trabalhos sustentados no enfoque da Agroecologia sobre iniciativas de construção socioambiental de um novo modelo de agricultura e sociabilidade;

GT 03 – Construção Social de Mercados na Agricultura Familiar
Trabalhos de pesquisa ou extensão referentes aos desafios na construção social de mercados, abordando os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais relativos as ações desenvolvidas pelos agricultores, as suas organizações e agentes de desenvolvimento na consolidação de espaços de mercados e na implementação de políticas púbicas.

As inscrições serão via internet, através de site específico do congresso. No ato de inscrição será gerado boleto para pagamento e no momento de credenciamento, apresentando recibo de inscrição, quando o participante receberá material do evento, contendo informações sobre a programação e sobre a cidade de Santa Maria.

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços:
www.colaser.com.br
colaser2012.blogspot.com.br