UFSM vai selecionar oito alunos para participar do Projeto Rondon 2012

A UFSM retoma em julho de 2012 a sua atuação no Projeto Rondon. O objetivo da universidade é participar da Operação Açaí, que será desenvolvida de 6 a 22 de julho, no município de Marapanim (PA). A proposta selecionada para a UFSM vai desenvolver atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção. A universidade vai participar com uma equipe formada por dois professores e oito estudantes, que devem ser de cursos afins com os temas propostos. Somente as vagas para alunos ainda estão abertas.

Para concorrer às vagas, os alunos interessados devem preencher os requisitos:

– Já ter completado 70% do curso de graduação;

– Estar participando ou já ter participado de projeto de extensão;

– Uma carta de recomendação do coordenador do curso ou do chefe do departamento;

– Um projeto de trabalho.

Sugestões para o projeto de trabalho:

Comunicação – Programa de rádio (entrevistas, recados, programação diária das ações Rondon), elaboração de campanhas sobre meio ambiente (preservação ambiental), turismo, alimentos, valorização de prédios históricos. Localização de fontes de informações ministeriais (e-mail e sites), organização de eventos (cerimoniais, protocolos, divulgação).

Meio ambiente – Material sobre resíduos sólidos, lixeiras patrocinadas (modelos em Autocad), contaminação das águas, período de alta temporada.

Trabalho – Organização de cooperativa para produtores rurais, legislação, modelos, exemplos de sucesso, colônia de pescadores, material específico (minicurso básico de informática e internet), apoio a cooperativa de canoeiros. Comércio informal: orientação sobre higiene (boas práticas de fabricação), manuseio de alimentos, legislação sobre vigilância sanitária, visita aos estabelecimentos, transporte e acondicionamento de produtos perecíveis, combate a insetos, observação quanto à temperatura ambiente, capacitação de mão-de-obra apropriada.

Tecnologia e produção – Criação de um viveiro de essências nativas, aproveitamento de sementes de açaí (produção de mudas e artesanato), produção artesanal com escamas de peixes, aproveitamento de óleo de cozinha usado.

Para se inscrever, é necessário entregar na Pró-reitoria de Extensão o seguinte material:

– Termo de compromisso do rondonista (impresso e assinado);

– Termo de cessão de uso de imagem (impresso e assinado);

– Ficha cadastral preenchida;

– Projeto de trabalho;

– CD contendo os documentos acima;

– O acadêmico que for usuário de plano de saúde deverá apresentar cópia da carteira de acesso aos serviços de saúde.

Os modelos destes documentos estão disponíveis no endereço www.ufsm.br/pre.

A expectativa é que participem da Operação Açaí cerca de 380 pessoas, entre estudantes e professores universitários, oriundas de várias regiões do país. A operação terá a duração aproximada de 17 dias. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados à concentração, abertura da operação, ambientação dos rondonistas, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.

Mais informações com a Pró-reitoria de Extensão, pelo telefone (55) 3220-8366, ou com o Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, com o professor Ubiratan Tupinambá da Costa, pelo telefone (55) 3220-8394.