Desde segunda-feira (7), está aberta ao público no Museu Gama d’Eça a exposição O Passado em Construção. A mostra constitui-se de 28 imagens representativas da construção da UFSM no período de 1960 a 1973, dos fotógrafos da época e de imagens atuais do campus. A organização é da arquivista Neiva Pavezi, do Departamento de Arquivo Geral, tendo como base a sua dissertação de mestrado, que se intitula Concretizando um Ideal: Cidade Universitária da UFSM de 1960 a 1973.
A dissertação foi defendida no Programa de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural. O trabalho transformou-se em livro ao ser publicado no ano passado pela Editora UFSM. A obra será lançada nesta sexta-feira (11) na Feira do Livro de Santa Maria, com sessão de autógrafos às 17h30min. O livro apresenta 89 fotografias da universidade, entre as quais foram selecionadas as imagens que compõem a exposição.
A atividade encerra as comemorações dos 50 anos de criação da universidade. A mostra tem o apoio da Comissão do Cinquentenário da UFSM e do Gabinete do Reitor, contando com a colaboração do professor Carlos Blaya Perez.
De caráter itinerante, a exposição estará no museu até o dia 1° de junho. A partir de 11 de junho, ela poderá ser apreciada no hall do prédio da reitoria.
O Museu Gama d’Eça fica na Rua do Acampamento, 81. Mais informações pelo telefone (55) 3220-9306.