Nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Artes e Letras (prédio 40), ocorre o 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM. A programação do evento conta com masterclasses, workshops e recitais com músicos e professores renomados.
O objetivo do encontro é reunir músicos profissionais, estudantes e professores do Brasil e de outros países possibilitando um intercâmbio entre artistas de alto nível. O evento também contribui com a divulgação dos cursos da UFSM.
O evento é aberto a toda a comunidade universitária interessada. Os professores dos cursos de Bacharelado de Oboé e Fagote da UFSM Glaubert Nüske e Lúcius Mota coordenam o evento.
O workshop inicial do 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM será ministrado por uma instrumentista canadense. Catherine Carignan, fagotista desde os 12 anos, nasceu em Quebéc. Após estudar com grandes professores nos Estados Unidos, na Alemanha, no Canadá e no Brasil, e tocar em orquestras, Catherine hoje integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, como chefe do naipe de Fagotes. A oficina ocorre dia 23, às 10h30min.
O professor da UFRGS, Adolfo Almeida Jr. , que ministra workshop sobre música improvisada, é o principal fagotista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2008, recebeu o prêmio Açorianos como melhor instrumentista erudito. Além da oficina, Adolfo apresenta recital durante o encerramento do evento.
Fernando Gualda é outro professor da UFRGS participante do Encontro. Possui especializações em áreas da tecnologia ligada à música, tendo cursado doutorado na Irlanda do Norte. Seu workshop fala sobre como novas tecnologias podem otimizar a prática de instrumentos musicais.
Mauro Ávila tocou fagote na Orquestra Sinfônica Brasileira e na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é membro Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Mauro também é luthier oficial na América Laina da renomada fábrica de instrumentos de sopro J.Püchner.