É hora de decidir o futuro do DCE

Ocorrem nesta quarta-feira (9) as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). As chapas Vozes em Movimento e Caminhando Contra o Vento disputam os votos dos estudantes.

Desde a década de 1970, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM tem um papel importante junto aos acadêmicos. Cabe à entidade estudantil a representação máxima dos alunos, bem como o dever de lutar por seus direitos. Composto por acadêmicos, e por eles trabalhando, anualmente o DCE tem eleições diretas, nas quais os alunos votam para escolher qual chapa irá representá-los. As eleições para a nova Direção Executiva se aproximam, e, neste ano, duas chapas concorrem.

Em sua terceira gestão, a Chapa 1 – Vozes em Movimento tenta manter-se pelo quarto ano consecutivo no DCE. Integrante da Coordenação Geral da Chapa 1, a estudante de Técnico em Informática, Thani Prunzel considera a importância de mais um mandato para que haja sequência nas conquistas obtidas pela gestão. “Assim como a internet que foi implementada na Casa do Estudante Universitário aqui do campus (CEU II) que a gente pretende expandir para as demais CEU’s”.

Dentre as outras propostas da chapa Vozes em Movimento, estão questões relacionadas ao transporte coletivo, como o fim do limite da meia passagem, transporte de qualidade e aumento no número de guichês da ATU. Segundo Thani, o principal diferencial da Chapa 1 para a adversária é a representatividade. “A gente tem representantes de todos os centros, todos os campi e todas as CEU’s, isso faz com que a gente consiga ter uma noção da realidade concreta da Universidade”.

Em oposição à atual gestão, surgiu por volta de 2006 um movimento que originou a Chapa 2. A Caminhando Contra o Vento foi formada em março deste ano, com o objetivo de trabalhar por uma democracia maior com a comunidade acadêmica e fazer a crítica ao projeto de educação vigente no Brasil.

Outras pautas defendidas pela Caminhando Contra o Vento, segundo a estudante de Comunicação Social, e integrante da Coordenação Geral da Chapa 2, Marina Castilho, são questões ligadas à assistência estudantil. “A gente está defendendo a ampliação da própria assistência estudantil, que a gente possa garantir o acesso universal da Universidade e a permanência dos alunos”, considera Marina. A possibilidade de fazer as três refeições no Restaurante Universitário sem agendamento, assim como a construção imediata de rampas de acesso a prédios e calçadas, são outras propostas da Chapa 2.

Em meio a debates e campanhas, as duas chapas vão se encaminhando para a votação no dia 9. Ambas têm o número máximo de integrantes na nominata e diversas propostas comuns que podem ser analisadas nos seus blogs. Aos indecisos, ainda haverá nesta terça-feira (8) um debate na Rádio Universidade 800 AM, às 17h, entre a Vozes em Movimento e a Caminhando Contra o Ventos. A votação ocorre quarta-feira (9), das 8 h às 17h nos centros, que só tem aula no período diurno, e até 21h nos centros que abrigam cursos noturnos. Cada acadêmico vota em seu próprio centro.

Repórter:

Natascha Carvalho – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.