Liszt recebe homenagem pelo seu bicentenário com recital de piano

Marcelo Macedo Cazarré realiza nesta quarta-feira (2) um recital de piano em homenagem ao bicentenário de Franz Liszt (1811-1886). O evento acontece na sala Sebastian Benda (Centro de Artes e letras – CAL), às 18h, sob a coordenação da professora Vera Portinho Vianna, e com o apoio do Departamento de Música da UFSM.

O programa é o seguinte: Sonata em si menor, La valleé d’Oberman e Après une Lecture Du Dante (Sonata de Dante). O programa a ser apresentado propõe três obras emblemáticas de Liszt, todas elas com um conteúdo extra-musical. Na Sonata em Si menor temos o duelo entre os temas de Fausto, Mefistófeles e Margarida todos se expandindo, transformando-se e mesclando-se em uma textura complexa e contrastante. O vale de Oberman remete ao escrito de Ethienne Sannoucourt que descreve um vale repleto de maravilhas da natureza e por fim a Sonata Dante baseada em um poema de Victor Hugo descreve principalmente o inferno da Divina Comédia.

Marcelo Macedo Cazarré

Nasceu em Porto Alegre em 1972. Iniciou seus estudos no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA)- Bagé, RS; onde cursou Piano, Flauta-Doce e Teoria e Solfejo. Em 1995 graduou-se no Bacharelado em Música – Piano na Universidade Federal de Santa Maria, onde foi monitor de graduação e bolsista de pesquisa da Fundação de Amparo a pesquisa no Rio Grande do Sul. Em 1998 obteve o grau de Mestre em Práticas Interpretativas – Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Doutor em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágios de pesquisa em Portugal (Universidade Nova da Lisboa) e na Inglaterra (British Library). Participou de diversos concursos artísticos nacionais de flauta e piano, onde obteve vários prêmios, tais como: primeiro prêmio concurso Sebastian Benda anos de 1989 e 1993, primeiro prêmio Concurso Amadeus 1991. Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em técnica e repertório pianístico no Brasil, Cuba, Alemanha, Espanha e Portugal. Tendo sido bolsista do governo da Espanha e da Fundação “Pássaro e Profeta” de Konz –  Alemanha.

Desde 1992 realiza trabalho de aperfeiçoamento artístico com a virtuose gaúcha Olinda Alessandrini. Nos anos de 1995-96 atuou como professor substituto na UFSM. Desde 1996 é professor concursado da Universidade Federal de Pelotas onde ministra classes de Percepção Musical e Piano, além das atividades docentes coordenou a realização da “I, II, III e IV Semanas de Piano da UFPel” e o “I, II e III Concurso Infanto-Juvenil de Piano Milton de Lemos” eventos que reuniram pianistas de todo o país. Desenvolve projetos de pesquisa como a “Musicoteca do Conservatório de Música da UFPel”, e a “Música para piano nos saraus do RS”. Publicou artigos em Revistas acadêmicas como; Em Pauta (UFRGS), Expressa Extensão (UFPel), Revista do CM – UFPel, Caixa Expressiva (Unimet), dentre outras. Dedica-se a investigação, execução e divulgação da música ibero-americana para piano do séc .XIX e início do século XX. Participou da gravação do CD Erudito I, uma promoção da prefeitura Municipal de Porto Alegre, Tendo gravado a obra do Compositor Luis Cosme para piano solo.  Em maio de 2000 lançou seu primeiro livro pela gráfica e editora da UFPel Intitulado “A Trajetória das Danças de Negros na Literatura Pianística Brasileira”. Além de todas suas atividades didáticas e artísticas coordenou o Colegiado do Curso Superior de Música no Conservatório de Música da UFPel nos anos de 1999 a 2001. Em 2005 fez parte da equipe de escritores do livro “História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel” sob os auspícios da Lei de Incentivo a Cultura (LIC- RS). É professor convidado das classes de acompanhamento do Festival Internacional de Música “Verões Musicais 2003 e 2004” – Gramado, RS, e do I Festival SESC de Música em Pelotas 2011.

Organizou em parceria com a UFSM o “I Encontro de professores de pianos da região sul” em 2006. Coordenou novamente o colegiado do curso superior de música da UFPel  de 2007 a 2009, atualmente coordena  os projetos “Oficina especial de piano e teclado” e a série de concertos “Tertúlia Musicais que está no seu terceiro ano de atividades. È membro da Orquestra Filarmônica Música pela Música de Pelotas. Este ano além de se dedicar à vários recitais solos e em música de câmara foi a Rússia assistir o Concurso Tchaikovsky para interação com a nova geração de pianistas do mundo inteiro.