Cerca de 200 alunos participaram no último sábado (28), em Faxinal do Soturno, do início das aulas dos cursos de extensão oferecidos por meio de um convênio entre a UFSM e a prefeitura de Faxinal do Soturno. Com um total de 10 cursos oferecidos gratuitamente à comunidade em geral de toda a região, o Programa de Extensão em Educação para a Quarta Colônia reuniu interessados de diversas faixas etárias em busca de conhecimento. As aulas foram ministradas durante todo o dia no Centro de Formação Vicente Pallotti e em localidades do interior do município.
Durante as aulas, a professora e coordenadora do programa, Leila Maria Araujo dos Santos, deu as boas-vindas e falou da importância em realizar as aulas fora do âmbito da universidade. Os cursos são ministrados por alunos estagiários do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional. Na UFSM, este programa é realizado em parceria entre o Centro de Educação, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e o Centro de Ciências Rurais. Seu objetivo é habilitar bacharéis a lecionar em cursos técnicos de educação profissional.
Entre os cursos mais procurados está o de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que teve 25 inscritos. O curso aborda temas como higiene no preparo e manuseio dos alimentos, controle de estoque, maneiras de evitar o desperdício e as doenças relacionadas com a manipulação inadequada dos alimentos.
Todos os cursos oferecidos neste primeiro semestre ocorrem somente aos sábados. O próximo encontro está marcado para o dia 12 de maio. O final das aulas será em 30 de junho, quando serão entregues os certificados de conclusão aos que obtiverem 75% de frequência.
Agência de Notícias UFSM com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Faxinal do Soturno