A UFSM na Feira do Livro

Desde o último sábado (28), a Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, está recebendo a Feira do Livro. Um dos principais eventos do calendário cultural da cidade, a Feira traz a seus visitantes muitas atrações. Algumas delas promovidas pela Faculdade de Comunicação Social (Facos) da UFSM. De acordo com a professora do Departamento de Ciências da Comunicação, Marília Barcellos, a participação dos cursos da Facos na promoção de eventos da Feira é uma tradição.

Os alunos e professores dos cursos de Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas organizaram atividades que serão abertas à participação do público durante a Feira do Livro. As primeiras atividades desenvolvidas pela Facos estão relacionadas à produção da campanha publicitária da Feira. O conceito e o layout da campanha foram desenvolvidos pela Facos Agência, em trabalho conjunto dos alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda.

A exposição Comunicação em História, concebida pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Produção Editorial, receberá visitantes durante todos os dias da Feira do Livro. Marília Barcellos, representante da Facos na comissão organizadora do evento, diz que a exposição pretende levar o público a uma viagem pela história das mídias. Estão expostos televisores, rádios, telefones e outros meios de comunicação utilizados no decorrer da história. Marília diz: “Com supremacia dos meios impressos de comunicação, nós pretendemos mostrar às pessoas as transformações pelas quais passaram os meios de transmissão de informações ao longo de muitos anos”.

A exposição conta com guias, que darão aos visitantes mais detalhes sobre a época e a forma corretas de utilização de cada aparelho. Além disso, a Comunicação em História será uma atividade inclusiva. Uma parceria firmada entre a Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria e a Facos possibilita que esse público também participe de algumas atividades. Haverá exibição de filmes áudio-descritivos e livros em braile acompanhados de suas versões áudio fônicas também estão disponíveis para o público. A exposição acontece na Casa de Cultura durante todos os dias da Feira.

Dentre as atividades da Facos também está a palestra A formação de editores na universidade, que será ministrada pelo editor e pesquisador José Muniz. No dia 4 de maio, a partir das 18h, o Salão de Atos da antiga SUCV receberá o palestrante, experiente profissional da editora FTD, de São Paulo. Segundo José Muniz, o tema central de sua fala será a importância e o campo de atuação do profissional de produção editorial.

No dia 7 de maio, às 18h, no Bar Botequim, os professores do Departamento de Ciências da Comunicação, Ada Cristina Machado da Silveira, Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Flavi Ferreira Lisboa Filho e Maria Ivete Trevisan Fossá lançarão as obras Identidades Midiáticas e Estratégias Midiáticas. A professora Paula Puhl, coordenadora da Intercom Região Sul e coordenadora do mestrado em Comunicação da Feevale, comentará as obras lançadas.

Às 18 h do dia 13 de maio será a vez do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM, o Póscom, lançar sua obra. O e-book Práticas e discursos midiáticos: representação, sociedade e tecnologia, composto por artigos derivados de dez dissertações defendidas no início de 2011, já foi disponibilizado pela editora Facos-UFSM. O lançamento do livro digital foi idealizado pelos alunos do curso de Produção Editorial.

Por fim, alunos de todos os cursos da Facos estarão envolvidos na produção de uma pesquisa de opinião pública sobre a edição de 2012 da Feira do Livro de Santa Maria. Até o dia 13 de maio, cultura, informação e comunicação andarão juntos na Praça Saldanha Marinho.

Clique aqui e aqui para conhecer a programação completa dos lançamentos de obras da Feira do Livro de 2012 de Santa Maria.

Repórter:

Fernanda Arispe – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.