Cursos de Comunicação Social expõem a história das mídias na Feira do Livro

Em 2012, na Feira do Livro de Santa Maria, haverá muitas novidades. Porém, mesmo entre tantas novidades, algumas tradições se mantêm. Uma destas tradições da Feira do Livro santa-mariense é a ampla participação da comunidade acadêmica, especialmente da comunidade da Universidade Federal de Santa Maria. Os cursos da Faculdade de Comunicação Social (Facos) da UFSM sempre estiveram à frente da participação da Universidade na Feira e em 2012 não será diferente.

Umas das principais atividades desenvolvidas pelos corpos docente e discente dos cursos de Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da UFSM na Feira do Livro de 2012 é a exposição “Comunicação em História”. Coordenada pela professora Marília Barcellos, do Departamento de Ciências da Comunicação – curso de Produção Editorial, essa exposição contará a trajetória dos meios de comunicação, com ênfase nos meios impressos de divulgação de informações.

A exposição será realizada em dois espaços da Casa de Cultura de Santa Maria, localizada na praça Saldanha Marinho. Em um desses espaços estarão dispostos os objetos que compõem a exposição: telefones e aparelhos de televisão das mais variadas épocas; revistas históricas, tipos móveis, objetos de máquinas de impressão, câmeras, ampliadores fotográficos e outras mídias que foram utilizadas na publicação de informações ao longo de muitos anos.

O material da exposição foi coletado de forma colaborativa, com recursos do acervo da Facos, acervo pessoal dos alunos e empréstimo de material do acervo do Museu Vicente Pallotti. Um guia estará à disposição dos visitantes para conduzi-los durante o percurso e tirar qualquer dúvida sobre o funcionamento e o período de utilização dos objetos.

Em outro espaço, denominado “sala de vivência”, serão abrigadas atividades multimídia, voltadas especialmente a pessoas cegas e portadoras de deficiência visual. Uma parceria realizada entre a Associação dos Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria e a Facos possibilitará a participação deste público na Feira. O filme “Cazuza – O tempo não para” será exibido com áudiodescrição, ou seja, “traduzido” de maneira que permita a inclusão dessas pessoas na atividade. Após a exibição haverá um bate-papo entre os participantes, a fim de elucidar a experiência vivida. Livros em braile, acompanhados de suas edições áudio fônicas, também estarão à disposição dos visitantes.

Proposta pelos alunos da disciplina “História da Comunicação”, dos cursos de Jornalismo e Produção Editorial da UFSM, que participarão voluntariamente da execução das atividades, a exposição acontecerá entre os dias 28 de abril e 13 de maio. Nas segundas e terças-feiras, a exposição estará aberta entre as 18 e 21 horas. De quarta a domingo o horário muda: das 13 às 21 horas. E, excepcionalmente, nos sábados a “Comunicação em História” funcionará das 11 às 21 horas.

Fonte: Matéria produzida na disciplina de Comunicação Integrada do curso de Comunicação Social da UFSM