"Do pinga-pinga ao GPS – uma abordagem de 30 anos de evolução na tecnologia de aplicação" é o título da palestra que será proferida pelo engenheiro agrônomo, Eugênio Passos Schröder, nesta sexta-feira (27). A ação faz parte do Ciclo de Palestras em Tecnologia de Aplicação, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico da UFSM, Clínica Fitossanitária da UFSM e Sociedade de Agronomia de Santa Maria, com o patrocínio da BASF.
Ao completar 30 anos de profissão, sempre trabalhando com tecnologia de aplicação de insumos, Schröder elaborou esta palestra onde compara a tecnologia adotada hoje com aquela que encontrou no início de sua carreira. O palestrante, que trabalhou em empresas multinacionais e nacionais, foi professor da Universidade Federal de Pelotas, e hoje é diretor da Schroder Consultoria, destaca que os avanços foram fantásticos na agricultura brasileira, e a tecnologia de aplicação de insumos acompanhou este desempenho.
Durante seus cursos de mestrado e doutorado pesquisou novas técnicas e destaca que o foco deve ser a busca constante pela alta eficácia dos insumos, aliada a proteção das pessoas e do ambiente. Nos últimos 30 anos, segundo suas pesquisas, a população brasileira aumentou mais de 50%, a produção de grãos triplicou, as culturas com fins energéticos cresceram de forma exponencial, e o agronegócio tornou-se estratégico para o país.
O sistema pinga-pinga consistia em aplicar herbicida diretamente na água de irrigação, por gotejamento nas entradas de água das lavouras de arroz. Hoje, para Schroder, estamos na era do GPS, com aplicações muito mais precisas e seguras. Mudanças ocorreram no ensino da tecnologia de aplicação, nos equipamentos, nos produtos e, principalmente, nas pessoas envolvidas e na sociedade como um todo.
O debate que o palestrante realizará com o público que estará presente no auditório do CREA – Santa Maria, a partir das 20h será uma oportunidade para troca de idéias com profissionais da área das ciências agrárias e agricultores.