PRAE explica sobre as atividades do SATIE

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) desenvolve, além de atividades de auxílio socioeconômico e extra-acadêmicos, oferece serviços que atendem a saúde e o bem-estar dos alunos. Um exemplo que atende os serviços de saúde e de vulnerabilidade é o Setor de Atenção Integral ao Estudante, o SATIE. Em entrevista, o psicólogo da PRAE, Jaisso Vautero fala sobre o funcionamento do setor, seus serviços e sua divulgação.

Leonardo Cortes – Como foi o processo de criação do SATIE?
Jaisso Vautero – Em 2009, nós alteramos a estrutura da PRAE dentro do setor que eu trabalho que é o setor psicossocial. Nós criamos um núcleo que se chama: Núcleo de Atenção ao Estudante. Dentro dele, nós colocamos duas unidades que nós tínhamos há mais tempo. Nós dividimos nossa equipe, que é composta de psicólogos e assistentes sociais, em duas unidades, que são: o benefício socioeconômico e o Setor de Atenção Integral ao Estudante (SATIE).
A função do SATIE é de promover ações voltadas para a saúde e para estudantes em vulnerabilidade social. Prioritariamente, buscamos ações, não de curar pessoas, mas de prevenção. Ações de promoção da saúde, buscando uma vida saudável e paralelamente prestar apoio a estudantes em vulnerabilidade social. O SATIE promove oficinas de apoio acadêmico, monitoria, e algum tipo de projeto que possa ajudar o estudante no decorrer do curso.
Atualmente, o SATIE está localizado em cima do antigo Restaurante Universitário. É composto de uma sala de apoio odontológico, uma sala de grupos, uma sala para as oficinas, uma sala para atendimento psicológico e uma sala multiuso.
Num primeiro momento, nós só vamos transladar algumas atividades que já são feitas pela PRAE, que tem a ver com as ações do setor. Por exemplo, nós vamos transladar toda a parte de acompanhamento psicológico dentro de algumas semanas para esse espaço. Atualmente,  estamos iniciando oficinas de apoio acadêmico neste semestre. Grupos de orientação profissional também serão oferecidos no próximo mês para estudantes do ensino médio.

L.C. – Todo aluno da UFSM pode se inscrever nos serviços do SATIE?
J.V. – Sim, todo aluno pode acessar as atividades do SATIE. Especificamente, existem essas atividades que são focadas, como os grupos do ensino médio da UFSM. Depois, vamos oferecer grupos de orientação profissional para estudantes de graduação, que estão interessados em mudar de curso. Por via de regra, todas as nossas atividades são para todos na instituição. Sem custos.

L.C. – Quais as atividades serão realizadas no espaço multiuso da SATIE?
J.V. – É usada tanto para o serviço social e tanto para os serviços psicológicos. A sala de grupos é um espaço onde ocorrem todas as atividades de grupos. O espaço está quase estruturado, só falta levar todas as atividades para lá. Estamos utilizando um espaço novo. Acredito que no próximo semestre, todas as atividades irão ocorrer lá.

L.C. – Essas atividades ocorrem em outros campus?
J.V. –  Na unidade do Cesnors, há uma equipe especializada em tratar essas questões de assistência social. Em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, há uma equipe da PRAE que desenvolve algumas ações, que não são as mesmas que as nossas. O estudante dessa região não pode acessar o SATIE por questões geográficas, mas em cada unidade existem atividades específicas para o perfil do estudante. Há um plano de que Silveira Martins tenha atividades de assistência estudantil.

L.C. – Como é feita a divulgação das atividades?
J.V. – Todas as atividades do SATIE serão divulgadas. Com o apoio da Agência de Notícias da UFSM no site, por uma lista de e-mails de estudantes e interessados, que sempre atualizamos, e em cartazes. Sempre colocamos o prazo para a realização das inscrições. O grupo de apoio acadêmico, que começou nesta semana, teve sua inscrição até o dia 20 de abril, mas prorrogamos o prazo até esta semana. Sempre que tivermos uma atividade, nós informaremos o prazo e o procedimento para a realização das inscrições. Os contatos com o setor podem ser feitos pelo telefone (55) 3220 8778 ou pelo e-mail psicossocialprae@ufsm.br.

L.C. – Como vocês estão divulgando as atividades nas redes sociais?
J.V. – Precisamos acompanhar a mídia tal qual ela está inserida no mundo, nosso estudante tem entre 18 e 24 anos, e um meio de comunicação seria as redes sociais. Tentamos o Twitter, mas não é uma coisa muito acessada e, atualmente, temos uma página no Facebook. Nós “curtimos” essa página para a população acadêmica receber alterações e atualizações sobre o setor; assim todos que “curtirem” a página saberão das notícias sobre o setor.

Repórter:

Leonardo Cortes – Acadêmico de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.