Pró-reitoria de Extensão participa da Primeira Conferência da AUGM

Nos dias 17 e 18 de abril, o pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador de Ações Regionais e Inovação, José Marcos Froehlich, esteve na cidade de Rosário, na Argentina, para participar da Primeira Conferência do Comitê Permanente da Comissão de Extensão da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montividéu).

No encontro, representantes de países como Paraguai, Uruguai, Brasil e Chile debateram o funcionamento atual da extensão universitária e o equilíbrio das práticas de extensão. O pró-reitor adjunto de Extensão da UFSM, José Marcos Froehlich, expôs as formas de organização da Pró-reitoria de Extensão da UFSM, explicando as áreas de trabalho, objetivos, temas, ferramentas de financiamento que possui, além de fazer um breve relato dos programas e projetos desenvolvidos.

Além da apresentação, José Marcos Froehlich acenou com propostas para que o encontro seja periódico e que trate somente dos relatos de extensão. Também levantou a possibilidade de tornar as questões em debate como uma proposta capaz de estabelecer um reconhecimento acadêmico com os seguintes requisitos: desdobramento arbritado para publicação, artigos inéditos, conselho editorial e as reuniões devem seguir para os meios impresso e digital.

Após a conclusão das exposições, os representantes da universidade se reuniram para discutir possíveis propostas de extensão para submetê-los ao Conselho de Regentes do Grupo Montevidéu. O acordo unânime foi obtido em oito pontos específicos, os quais foram descritos no documento de Rosário.

Para visualizar as propostas, CLIQUE AQUI