A 3ª Reunião do Comitê História, Região e Fronteiras da AUGM, sediada, neste ano, pela Universidade Federal de Santa Maria, acontecerá de 26 a 28 de abril. O Comitê reunirá pesquisadores de Universidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia para a apresentação de resultados de pesquisas ou projetos de pesquisa de seus integrantes. A conferência de abertura será proferida pelo professor Dr. José Carlos Chiaramonte (UBA, Argentina) abordando o tema Reflexiones sobre los balances del bicentenário, a ser realizada às 10h de quinta-feira (26), no auditório do prédio 74-C, Campus Universitário.
A Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) é uma composição dos referidos países com o objetivo de integração regional, totalizando 21 universidades públicas integrantes. A participação da UFSM reflete-se pela importância do Comitê em reunir estudantes dos países do Cone Sul, tanto de graduação como de pós-graduação, no que se referem a intercâmbio, projetos de pesquisa em conjunto, professores colaboradores em programas de pós-graduação e mobilidade estudantil, entre outros. O Programa de Pós-graduação em História da UFSM tem professores, em seu quadro, que integram a AUGM. O Brasil participa com oito Instituições de Ensino Superior, sendo que no Rio Grande do Sul, além da UFSM, participa também a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Informações adicionais podem ser obtidas no site: www.ufsm.br/ppghistoria. O encontro é uma promoção do Programa de Pós-graduação em História da UFSM com apoio de FAPERGS, CAPES, UFRGS e AUGM.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.