Departamento de História promove lançamento de livro sobre desaparecido da Ditadura Militar

Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), em São Sepé e Santa Maria, respectivamente, acontecerá o lançamento do livro "Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia", da jornalista e publicitária Liniane Haag Brum, sobrinha-afilhada de Cilon Cunha Brum, sepeense, um dos desaparecidos da região durante a Ditadura Civil-Militar pós-1964.

Em Santa Maria, sexta-feira (27), o lançamento acontece às 19h, na Sedufsm. O lançamento é uma promoção do Departamento de História da UFSM e do Comitê Santamariense pela Verdade.

Sobre o livro:

Cilon Cunha Brum foi visto pela última vez em 9 de junho 1971. Militante comunista, deixou para trás a faculdade e um bom emprego para combater o regime militar na chamada Guerrilha do Araguaia. Cilon nunca voltou da selva. Seu sumiço foi encoberto pela mesma névoa de segredo e temor que a de outros desaparecidos políticos. Mas ele nunca foi – nem poderia ser – esquecido. Antes do passado ilumina um momento crucial da história brasileira pelo ponto de vista do núcleo familiar, sem cair nas armadilhas do interminável embate ideológico entre esquerda e direita, civis e militares, vítimas e algozes. Durante vinte anos, Liniane Haag Brum refez o percurso do seu tio Cilon, revirando arquivos e entrevistando todos que o conheceram. O resultado é uma prosa ao mesmo tempo cortante e poética, revelando uma história de família que é também a história de um país inteiro.

Sobre a autora:

Liniane Haag Brum, nascida em 1971, é gaúcha. Formada pela PUC do Rio Grande do Sul, atuou como publicitária e professora universitária. Foi produtora, editora e roteirista em dezenas de produções audiovisuais para o cinema e a televisão. Vive em São Paulo desde 1995, onde trabalha como editora na TV Cultura.