Alunos de Gestão em Turismo fazem visitas técnicas

A 3ª turma do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo da Unidade Descentralizada de Educação Superior em Silveira Martins (UDESSM) tem realizado atividades que visam integrar os conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula com as experiências observadas nas diferentes áreas do turismo.

Nesse sentido, na última quarta-feira (28), os acadêmicos visitaram o Museu Gama D’Eça, a Casa de Cultura de Santa Maria, e a Secretaria de Cultura de Santa Maria. Na primeira visita do roteiro, os futuros turismólogos foram recepcionados pela guia do museu, Priscila da Silva, que mostrou as salas do museu, seu acervo, bem como explicou a trajetória e funcionamento do mesmo. Na Casa de Cultura de Santa Maria, os acadêmicos foram guiados pelo estagiário, Heitor Borges, que mostrou as instituições que estão em atividade no local. Dentre as instituições, os acadêmicos puderam conhecer um pouco da história e da dinâmica de trabalho da Sede da Associação de Cegos e Deficientes Visuais e da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan.

Para finalizar o percurso de visitas técnicas, os acadêmicos conversaram com a coordenadora da LIC de Santa Maria, Márcia Gasparini da Rocha, e com a secretária de Cultura de Santa Maria, Iara Druzian. Estas palestras mostraram as funções e as áreas de atuação da Secretaria de Cultura, apresentando também os futuros projetos e explicando o funcionamento e a importância da LIC para promover atividades culturais na cidade.

O contato que o curso propõe aos acadêmicos com o funcionamento de instituições públicas ligadas a cultura não é de agora. A turma já realizou uma visita técnica ao Teatro 13 de Maio, a qual foram recebidos pela diretora administrativa, Ruth Sopher Péreyron, que mostrou a infraestrutura do teatro, e da dinâmica do local. Os graduandos, ainda no primeiro semestre, conheceram, também, a Secretaria de Turismo de Santa Maria, na qual foram recebidos pela superintendente de Produção e Mercado turístico, Vânia Antunes, que abordou o processo de idealização, formação e execução da Linha Turismo, além de ter informado dados e abordado a metodologia funcional da Secretaria.

Essas abordagens práticas aproximam os acadêmicos das estratégias de gestão, pela percepção e entendimento das dinâmicas de funcionamento de associações e instituições públicas, segundo a coordenação do curso.